Notícias - Soja Brasil

SC: Fórum do Projeto Soja Brasil vai discutir qualidade das sementes

Evento acontece em abril de 2019 na cidade de Abelardo Luz, reconhecida nacionalmente como a Capital Nacional da Semente de Soja

A Comissão Central Organizadora (CCO), através do Sindicato Rural de Abelardo Luz (SC) e Núcleo de Produtores de Sementes de Soja, confirmou a realização do Fórum Soja Brasil durante a Exposoja 2019. A parceria foi oficializada nesta terça-feira, dia 27, no Quedas Park Hotel, durante a assinatura do contrato com o Canal Rural, emissora que promove o evento.

O Canal Rural é um dos principais veículos de comunicação especializados em agronegócio no Brasil. A emissora estará realizando toda a cobertura jornalística do Fórum e também divulgando a programação da Exposoja, que acontecerá de 4 a 7 de abril de 2019. Uma unidade móvel será instalada dentro Parque de Exposições Manoel Lustosa Martins, com diversos profissionais de Porto Alegre e São Paulo para fazer reportagens e transmissões ao vivo do local.

“Vamos acompanhar a Exposoja durante todos os dias, com cobertura jornalística para os telejornais. Vamos trazer o Fórum Soja Brasil aqui para a região que vai discutir a questão da qualidade da semente. Vamos poder mostrar para todo o Brasil por que Abelardo Luz é a Capital Nacional da Semente de Soja”, destaca a gerente comercial do Canal Rural na região Sul, Luciane Kolbe.

O Canal Rural conta com uma ampla plataforma de comunicação, possuindo o website mais acessado no setor, emissora de televisão que tem 74% de share e grande experiência na realização de eventos do agronegócio. Dois dos principais profissionais da emissora participam da transmissão: Paulo Dejalma Zimmer, especialista em produtividade, e a apresentadora do Mercado & Cia, Kellen Severo. Eles estarão em Abelardo Luz no dia 5 de abril para uma transmissão ao vivo, a partir das 9h30.

“A nossa ideia é usar toda essa plataforma de comunicação, além de toda a força do Fórum Soja Brasil, para realizar a cobertura do evento, mostrar a programação da Exposoja e revelar cases de sucesso de produtores que estarão aqui e na região”, complementa Luciane.

O presidente da CCO, Leozir Barreta, disse que a vinda do Canal Rural está sendo viabilizada graças à parceria com o Sindicato Rural e os Produtores de Sementes de Soja. “Abelardo Luz merece fazer alguma coisa que represente o que o município faz bem. Faz tempo que estamos trabalhando em cima disso. Esse Projeto Soja Brasil, que está no Canal Rural, não é fácil trazer. Mas, com a colaboração de todos, com cada entidade fazendo a parte dela, as coisas vão acontecendo em Abelardo Luz”, salientou.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural local, Fabricio Sfefani, o objetivo maior da parceria com o Canal Rural é buscar preservar e enaltecer Abelardo Luz como Capital Nacional da Semente de Soja. “É um título que agrega muito aos nossos produtores. Esse é um trabalho que está sendo fortalecido, e o sindicato é apenas um facilitador dessa parceria com o Canal Rural. O Núcleo de Produtores de Sementes de Soja é quem está dando embasamento para que este evento aconteça”, explica.

Segundo o presidente da Comissão dos Produtores de Sementes, José Vilmar Vogel, com a parceria firmada com o Canal Rural, Abelardo Luz terá a grande oportunidade de trazer várias pessoas influentes do agronegócio brasileiro e de ser ainda mais reconhecido nacionalmente.

“Neste projeto do Soja Brasil está envolvido na parceria a Embrapa, a Aprosoja e diversos palestrantes do agronegócio. O objetivo principal é difundir cada vez mais Abelardo Luz e mostrar para todo o Brasil o que temos de melhor, que é a qualidade da semente com alto índice de germinação e vigor. Esse é o diferencial que fez Abelardo Luz se tornar primeiro, em 2001, a Capital Catarinense da Semente de Soja e, a partir de 2014, passou a ser reconhecido nacionalmente como Capital Nacional da Semente de Soja”, enfatiza.