Seca atinge produções no Nordeste

Fevereiro será de períodos de chuva intercalados com períodos de sol e poucos nuvensOs meses de dezembro de 2014 e de janeiro e fevereiro de 2015 estão sendo menos chuvosos do que o previsto na região Nordeste. Em algumas áreas chega um desvio de 200 milímetros de chuva, o que prejudica bastante a agricultura e a pecuária.

No mês de fevereiro pode chover acima da média na região do Mapitoba, mas essa chuva ocorre de forma bastante irregular, além de ter períodos mais secos intercalados com períodos de chuva.

O grande problema desse padrão meteorológico, que é muito bom para a agricultura de um modo geral, é que ele não colabora para a elevação dos mananciais. Com isso, apesar de uma pequena elevação dos níveis dos reservatórios, a tendência é que eles se mantenham baixos ao longo de todo esse semestre, podendo afetar o uso da irrigação e abastecimento no Nordeste.

Na quinta, dia 12, pancadas isoladas e com baixos acumulados atingem o litoral de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Nas demais áreas, tempo firme e ensolarado por conta de uma massa de ar seco, associada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. 

A exemplo dos dias anteriores, as temperaturas ficam elevadas a partir da tarde. Na sexta, dia 13, as pancadas de chuva ficam concentradas mais nas áreas litorâneas do Piauí, no Maranhão e em grande parte do Ceará e do Rio Grande do Norte. Nas outras áreas da região, poucas nuvens e sem previsão de chuva. Faz calor ao longo do dia, principalmente no interior da região.

No Mapitoba, apesar do tempo aberto dessa semana, as chuvas voltarão a ocorrer em toda a região logo no começo da semana que vem. Com isso, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Essa será a marca do mês de fevereiro, períodos mais chuvosos seguidos de períodos de tempo aberto e sem chuvas.

Veja como fica o clima para algumas culturas:

Algodão

Depois de alguns dias com chuva forte, a precipitação perde intensidade e a temperatura sobe em todas as áreas produtoras do Centro­Oeste e Nordeste. Entre 14 e 18 de fevereiro, a chuva ganha um pouco de intensidade, com acumulados entre 15 mm e 30 mm nas duas regiões.

Cacau

Semana com chuva de baixo acumulado, oscilando entre cinco milímetros e 15 mm, e temperatura elevada. Entre 14 e 18 de fevereiro, o tempo ficará completamente seco e quente na região de Porto Seguro (BA) e a chuva oscilará em torno dos cinco mm em Ilhéus (BA) e Itabuna (BA).