Quarto de Milha transforma competidores em amigos, em Avaré

36ª edição do Potro do Futuro e a 9ª Copa dos Campeões vão até o domingo, dia 18

Até o próximo domingo, dia 18, o interior de São Paulo é sede de mais um evento da raça quarto de milha. Competidores e cavalos de todo o país estão em Avaré para mostrar preparo e desempenho, na briga pela conquista das cobiçadas fivelas. As provas começaram nesta segunda, feriado do dia 12.

A veterinária e competidora Kiki Benevides chegou na semana passada com oito cavalos, todos preparados para fazer bonito em 20 modalidades de três competições.

– Sou viciada em cavalo, vivo e respiro o cavalo. Se não ganhar não era pra ser. Dedicação total – diz a competidora.

A 36ª edição do Potro do Futuro e a 9ª Copa dos Campeões ganharam este ano a companhia de uma nova competição: o Derby, provas específicas para cavalos com cinco anos hípicos.

– Vai pegar, é um evento que a diretoria vem investindo bastante, tem muita expectativa e a tendência é que siga até os outros, primeira, segunda e terceira edição, e assim vai – planeja o coordenador de esportes da ABQM, Henrique Campana.

As competições que vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios marcam o penúltimo evento oficial de 2015 organizado pela Associação Nacional de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Atração que reúne um verdadeiro exército para que tudo corra dentro do esperado.

– É uma logística militar, vamos dizer assim, de guerra. Nós temos aí três pistas, são 25 juízes, 350 profissionais trabalhando diretamente com isso, 1700 cabeças de gado sendo utilizadas nas competições de laço, é uma logística bem minuciosa – calcula o diretor de Esportes da ABQM, Francisco Garcia.

Durante os sete dias do evento, o parque abriga dois mil cavalos e mais de 800 pessoas que vem de diversas regiões do país e ficam espalhadas em trailers ou barracas. 
– A gente vem pra passar a semana, pra competir, pra dar o apoio pra molecada e ficar bem a vontade. São umas férias que a gente tira – conta o visitante do Paraná, Márcio.

A comida reúne um grupo de cavaleiros do Rio de Janeiro. Cilas Herdy participa há 12 anos de provas com cavalos quarto de milha e garante que a motivação, além do amor pela raça e o bom churrasco, é estar nesse clima de descontração.

– É o ambiente agradável aqui, não tem competidores até o momento que começa a prova. Claro que no momento que começam as provas, cada um tem a sua finalidade, que é chegar ao pódio, vencer, mas enquanto a competição não começa, todos são amigos, todos se ajudam no momento que podem – destaca Herdy.