Notícias - Soja Brasil

Veja como foi o Oscar da Soja, que marcou o encerramento da safra 2018/2019

A noite foi marcada pela apresentação dos vencedores do concurso Personagem Soja Brasil e a emocionante homenagem ao pesquisador Dirceu Gassen

Personagem Soja Brasil

O evento desta quarta-feira, dia 24, que marcou o encerramento da temporada 2018/2019 da soja foi um verdadeiro sucesso. O “Oscar da soja” mais uma vez aconteceu em Brasília (DF) e contou com importantes nomes da política nacional, como o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira, engajados nas causas a favor do campo. E não existe Oscar sem prêmios, concedidos aos quatro vencedores do concurso cultural Personagem Soja Brasil.

Valorizar produtores e profissionais que fazem da soja o principal produto do agronegócio brasileiro é o objetivo do concurso, em sua quinta edição. Os concorrentes foram divididos em duas categorias – produtores e pesquisadores – e tiveram suas histórias contadas para toda a comunidade agropecuária do país.

O Projeto Soja Brasil convidou seus parceiros e patrocinadores para ajudar na indicação de quatro produtores rurais e quatro pesquisadores, todos referências em suas comunidades. Ao todo foram premiados quatro participantes. Dois escolhidos através de votação popular, encerrada no dia 15 de março, um de cada categoria (produtor e pesquisador). E outros dois escolhidos através de uma comissão julgadora, sendo também um produtor e um pesquisador.

O evento marca o fim da temporada 2018/2019, na qual o Projeto Soja Brasil percorreu mais de 65 mil quilômetros, visitou mais de 60 cidades em 12 estados e conversou com muitos produtores, engenheiros agrônomos, sindicatos rurais e líderes do setor. O resultado foi o reconhecimento dos produtores em relação à importância das informações, palestras e análises recebidas durante toda a temporada.

O presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, foi o primeiro a subir no púlpito para agradecer todo o apoio que o Projeto Soja Brasil recebe todos os anos para levar ao produtor informações essenciais para a tomada de decisões.

“É uma honra enorme chegar ao fim da 7ª edição do Projeto Soja Brasil com tantos apoiadores. A Embrapa está conosco desde o começo e esta é a primeira vez que o presidente da entidade participa pessoalmente. Também é a primeira vez que o presidente de uma empresa parceira participa do evento. Obrigado, Ihara! Este projeto é uma grande coalizão de pessoas preocupadas com o futuro do agronegócio, algo impossível sem comunicação”, afirma.

Na sequência, o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, relembrou todas as dificuldades da pesquisa no país, aproveitando para pedir ainda mais apoio a entidade.

“De todos os problemas que a soja possui, estamos trabalhando diariamente para encontrar soluções. Através de transgenia, estamos criando uma variedade tolerante à ferrugem asiática. Também temos variedades em estágios muito avançados na pesquisa sobre nematoides, além de várias outras demandas. Por isso é importante o Brasil contar com essa empresa pública. Mas precisamos de recursos para a Embrapa continuar ajudando os produtores”, concluiu Barbosa.

Por fim, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, confirmou as primeiras datas e cidades que receberão os Fóruns Soja Brasil da próxima safra, 2019/2020. “Teremos em junho o primeiro Fórum Soja Brasil, da safra 2019/2020 e, em 19 de setembro a Abertura do Plantio da Soja, em Rondônia, que é uma grande fronteira para a cultura. A Abertura da Colheita da Soja será realizada em Goiás. Estamos muitos felizes em fazer parte desse projeto!”

Depois, os presentes puderam finalmente conhecer quais foram os vencedores do concurso Personagem Soja Brasil, confira abaixo!

Vencedores voto popular

Após mais de um mês de votação, foram computados mais de 6 mil votos no site do Projeto Soja Brasil. Os vencedores no voto popular foram:

Produtor

Belmiro Catelan, do município de São Desidério, teve a coragem de deixar suas propriedades estabelecidas e produtivas no Rio Grande do Sul,  para encarar o desafio de abrir a fronteira agrícola do Nordeste do país. Mesmo desacreditado por amigos e conhecidos, ele enfrentou o desafio e hoje a fazenda Guarani é referência em produtividade.

Belmiro Catelan

“Quando comprei meu primeiro pedaço de terra não imaginava que um dia poderia receber esse troféu por ter conseguido fazer o que mais amo na vida, agricultura. Esse é o segundo maior orgulho da minha vida, só atrás do momento que comprei minha primeira terra na Bahia”, conta Catelan. Confira a história completa!

Pesquisador

Jurema Rattes, do municípios de Rio Verde (GO), é professora e pesquisadora da Universidade de Rio Verde, em Goiás. São anos de experiência na área de entomologia agrícola com ênfase em bioecologia, focado nas pragas existentes no cerrado e no manejo de pragas de grandes culturas, como a soja.

Jurema Rattes

“Minha especialidade é de pragas em grandes culturas, como a soja. Adorei a homenagem e muito mais por tê-la recebido da mão de ex alunos”, diz Jurema. Confira a história completa!

Vencedores comissão julgadora

Produtor

Herbert Bartz, produtor do município de Rolândia (PR) e nascido em Santa Catarina, passou sua infância na Alemanha e conheceu de perto os horrores da guerra. Por ter passado fome ainda criança, Herbert sonhou em um dia poder produzir alimentos de qualidade em abundância. Anos depois, de volta ao Brasil e com um sotaque bastante característico, ele colocou o plano em prática e se tornou um agricultor referência.


Herbert Bartz

“Minha vida começou a contar em 1972, junto com minha escolha pela agricultura. Minha gente se simpatiza comigo, porque não tenho nenhuma qualificação ou faculdade, mas sou um bastardo cultural. Me sinto muito realizado com esse prêmio. O que vivi e realizei no Brasil, não poderia ter passado nem perto na Alemanha. Agradeço por ter realizado meus sonhos aqui no Brasil”, afirma Bartz. Confira a história completa!

Pesquisador

Sérgio Brommonschenkel é pesquisador e professor da Universidade Federal de Viçosa e teve a honra de ter um de alguns de seus estudos publicados na Nature Biotechnology, considerado um periódico científico de grande impacto na área da biotecnologia. Um dos grandes destaques de sua pesquisa foi desenvolver uma variedade de soja transgênica resistente à ferrugem asiática.


Sérgio Brommonschenkel

 

“Tem dias que fazer pesquisa não é fácil no Brasil. Mas temos que ter resiliência e seguir em frente. Afinal esse é o trabalho que gostamos e que queremos fazer. Inovação só acontece com muito trabalho e parcerias”, diz Brommonschenkel. Confira a história completa!

Comenda da Soja

A Comenda da Soja destinada a um membro atuante no setor agropecuário do poder executivo e foi dada ao deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira, pela sua atuação à frente da entidade.

“Queria dividir este prêmio com meus companheiros da Frente Parlamentar da Agropecuária, pois sem eles não seria possível construir convergências para nosso setor. Na pesquisa, a Embrapa tem uma responsabilidade tremenda e nós na política temos que ajudá-los nessa tarefa e defender os produtores. Sem eles não teríamos alimentos. Viva a todos os produtores!”, afirmou Moreira.

Homenagem

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem realizada ao pesquisador Dirceu Gassen, que foi professor da faculdade de agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalhou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), falecido no dia 3 de setembro do ano passado.

Sua filha, Thais Gassen, subiu ao palco e fez um lindo discurso, relembrando a paixão de seu pai pela profissão e pela agricultura. “Gostaria de agradecer o reconhecimento do trabalho do meu pai, afinal meu pai amava a agricultura. Ele viveu o trabalho intensamente porque amava o que fazia. Ele brigava por seus ideais e por isso ficava horas estudando, pesquisando para chegar a resultados que queria. Ele contribuiu com a formação de muitos outros”, disse ela.

Assista na íntegra como foi o evento:

Veja mais notícias sobre soja