Notícias - Soja Brasil

Soja: governo publica portarias com regras para zoneamento climático

De acordo com o Ministério da Agricultura, o produtor é obrigado a seguir as indicações para ter acesso aos benefícios do Proagro

soja sol seco plantação, lavoura
Foto: Daniel Popov

O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira, dia 19, no Diário Oficial da União (DOU), as Portarias 61 a 76, que estipulam as regras para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a soja.

De acordo com a pasta, em nota, o objetivo é reduzir os riscos relacionados a problemas climáticos e também o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática da soja.

Além disso, o ministério destaca que os agricultores são obrigados a seguir as indicações do Zarc para ter acesso aos benefícios do Programa e Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

“O zoneamento também é considerado por muitas instituições financeiras quando da concessão de financiamentos do crédito rural, pois possibilita ao produtor acesso aos instrumentos de mitigação de riscos da produção, que servem de garantia nas operações de financiamento do crédito rural”, diz a nota.

Segurança em caso de problemas

Segundo o ministério, o Proagro garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, “cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações, na forma estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)”.

Confira no link o zoneamento na sua região!

Veja mais notícias sobre soja