Soja: veja a previsão do tempo para o fim de semana

Segundo a Somar Meteorologia, boa parte do país deve ter tempo firme nos próximos dias, exceto o Norte e Nordeste do país

A quinta-feira começa com instabilidades e chuvas concentradas nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Os acumulados mais expressivos das últimas doze horas ocorreram no Piauí, Ceará, Pernambuco e Goiás. Na metade sul brasileira, uma massa de ar seco inibe a formação de instabilidades e por isso tempo firme na região Sul e nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

SUL

Quinta-feira

Sol predomina em grande parte da região Sul. A massa de ar seco garante mais um dia ensolarado e com pouca nebulosidade no interior dos três estados. Os ventos ganham força e por isso as temperaturas diminuem ainda mais durante a tarde em comparação com o dia anterior. São esperadas rajadas de ventos de até 50 km/h no sul gaúcho a partir da noite.

Sexta-feira

O tempo seco ainda persiste em todo o interior da região e o predomínio é de sol. Já desde o litoral norte gaúcho até a metade leste do Paraná, são esperadas pancadas de chuva a partir da tarde, por conta dos ventos que trazem mais umidade do oceano, porém são pancadas fracas e com baixo volume.

Sábado

Atuação da massa de ar seco em grande parte do sul do país. Assim, o final de semana começa com sol. Já entre o litoral norte catarinense até a faixa leste do Paraná, a circulação dos ventos na costa alimentam a formação de nuvens carregadas. As temperaturas voltam a aumentar gradualmente.

Domingo

A massa de ar seco ainda atua em todo o sul do país. As temperaturas aumentam de forma expressiva e assim o calor volta a predominar em toda a região. Somente ao longo da próxima semana, o tempo muda no sul do país, com a passagem de uma nova frente fria, que traz instabilidades e pancadas de chuva.

SUDESTE

Quinta-feira

A massa de ar seco avança pelo interior de São Paulo e com isso o tempo firme persiste no interior paulista. Desde a faixa leste e norte paulista até as demais áreas da região, são esperadas pancadas de chuva a partir da tarde, pela influência do avanço da frente fria pela costa. Apenas entre áreas mineiras, são esperadas pancadas de forte intensidade, com acumulados expressivos e até queda de granizo no triângulo mineiro. As temperaturas diminuem aos poucos, em comparação com dias anteriores, e a tarde será de temperatura amena por conta do aumento de nebulosidade.

Sexta-feira

A frente fria avança em direção ao Espírito Santo e ainda mantém áreas de instabilidades persistindo em grande parte do Sudeste, dessa vez por conta da umidade do ar que segue elevada. Com isso, chove em grande parte do Sudeste, exceto no oeste paulista onde a massa de ar seco garante tempo firme. São esperadas pancadas mais fortes no estado de Minas Gerais, com acumulados mais elevados e há risco para temporais com queda de granizo. As temperaturas diminuem com o afastamento da frente fria, conforme os ventos passam a soprar do quadrante sul, e assim a tarde será de temperaturas amenas. No interior paulista, o final do dia será marcado pelos ventos ganhando intensidade, com rajadas de até 50 km/h.

Sábado

Tempo instável predominando em grande parte do Sudeste, ainda pela influência da frente fria estacionária próximo ao Espírito Santo. As pancadas seguem fortes entre Minas Gerais e Espírito Santo, há risco de elevado volume de água em forma de temporais e inclusive queda de granizo. Na faixa leste e litoral paulista, chove fraco e de forma isolada a partir da tarde, por conta dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa, já no interior de São Paulo o avanço da massa de ar seco garante tempo firme e predomínio de sol. As temperaturas diminuem ainda mais, garantindo uma tarde de friozinho entre a faixa leste de São Paulo e Minas Gerais, até o Rio de Janeiro. Nas áreas de interior do Sudeste, as temperaturas apresentam ligeiro declínio.

Domingo

Nos próximos dias. a chuva segue concentrada na metade norte da região e o tempo segue firme entre São Paulo e metade sul mineira. As temperaturas voltam a aumentar no início da próxima semana.

Centro-Oeste

Quinta-feira

Tempo firme somente no sul de Mato Grosso do Sul, onde o sol predomina entre poucas nuvens ao longo do dia por influência de uma massa de ar seco. Entre a metade norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, os ventos em altitude e a formação de uma região de baixa pressão garantem pancadas de chuva a qualquer hora do dia, aliás no norte do Mato Grosso e no centro de Goiás as pancadas são fortes e volumosas, com chance de transtornos como alagamentos, e inclusive queda de granizo no sul de Goiás. As temperaturas ficam elevadas à tarde, somente onde a chuva é mais forte as máximas são mais amenas

Sexta-feira

A massa de ar seco avança pelo Mato Grosso do Sul, e o predomínio é de sol em todo o estado. Já entre Mato Grosso e Goiás, mesmo com períodos de sol na primeira metade do dia, a chuva acontece a partir da tarde em forma de pancadas. No noroeste do Mato Grosso e na região do Distrito Federal em Goiás, a chuva ainda é forte e com alto volume de água. As temperaturas sobem gradualmente em todo o Centro-Oeste.

Sábado

Dia de sol e tempo seco entre o sul do Mato Grosso e Goiás, até o Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Centro-Oeste, chove a qualquer hora do dia, inclusive a chuva é forte no norte do Mato Grosso, e com risco de granizo em Goiás. Os períodos de sol aumentam aos poucos as temperaturas da tarde.

Domingo

Somente no início da próxima semana, a chuva volta a se espalhar pela região. Diminuindo o risco de temporais.

Nordeste

Quinta-feira

Uma nova frente fria se aproxima da costa nordestina e ajuda a manter as pancadas de forte intensidade entre até o sul do Ceará e também com elevado volume de água. Nas demais áreas nordestinas ainda chove a qualquer hora do dia. O excesso de nebulosidade mantém as temperaturas da tarde amenas. Na faixa leste, o dia será marcado por pancadas de fraca intensidade e isoladas, assim as temperaturas ficam mais elevadas

Sexta-feira

Atuação da frente fria próxima ao sul da Bahia, com isso ainda chove forte do centro ao sul da Bahia, com alto volume de água. Enquanto nas demais áreas da região as pancadas seguem atuando com menor volume de água. As temperaturas voltam a subir na região e o calor predomina.

Sábado

Sábado de pancadas em todo o Nordeste brasileiro, por influência da frente fria próxima ao sul da Bahia. São esperadas pancadas de forte intensidade desde o interior baiano até o sul do Ceará, acompanhadas de descargas elétricas e queda de granizo. Apenas no litoral leste, as pancadas são fracas e isoladas.

Domingo

Somente ao longo da próxima semana, a chuva e o risco de temporais diminui e as pancadas se tornam fracas e isoladas

Norte

Quinta-feira

Dia de calor e pancadas de chuva em todo o Norte do país. As instabilidades tropicais alimentam a formação de de um corredor de umidade que se estende do Amazonas até o Tocantins, e são esperadas pancadas de forte intensidade entre o sul do Amazonas e Pará, Rondônia e Tocantins. A chuva acontece com elevado volume de água e acompanhada de muitas descargas elétricas. No Amapá, as pancadas acontecem a qualquer hora do dia e são influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nas demais áreas a chuva é mais fraca e de forma mal distribuída.

Sexta-feira

Instabilidades tropicais atuando em toda a região norte, por conta da combinação de calor e umidade e mais a formação de uma região de baixa pressão próxima ao Amazonas. As pancadas se espalham por todos os estados, e a chuva é volumosa no norte do Amazonas, sul do Pará, Tocantins e Rondônia. Já no Amapá, as instabilidades seguem influenciadas pelo ZCIT.

Sábado

Chove forte em grande parte da Região Norte. As pancadas são acompanhadas de trovoadas e elevado volume de água entre o amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. As instabilidades seguem influenciadas pelo calor e umidade

Domingo

Nos próximos dias, a chuva persiste na região. As pancadas ainda garantem alto volume de água em grande parte do Norte do país, mantendo o risco de temporais. O calor predomina em toda a região.

Veja mais notícias sobre soja