Notícias - Soja Brasil

Soja: trégua não dura muito e chuvas retornam para o Rio Grande do Sul

Já no Nordeste, as tão esperadas precipitações não duraram tanto e o tempo volta a ficar firme nos próximos dias

clima tempo chuva
Foto: Pixabay

Alguns produtores do Rio Grande do Sul estavam encontrando dificuldade para terminar o plantio da soja devido os recorrentes períodos de chuva. Na última semana, no entanto, o tempo ficou firme e muitos partiram para tirar o atraso. O problema é que a trégua não durou tanto e já há previsão de chuvas para esta sexta-feira. Confira também a previsão para outros estados.

SUL

A tão esperada trégua das chuvas não deve ser uma realidade para todos os municípios do Rio Grande do Sul. Boa parte da região sul e central do estado deve começar a registrar algumas garoas a partir de sexta-feira, de no máximo 4 mm. Mas a parte sudeste, ali próximo a Arroio Grande e Pelotas, as precipitações podem superar a casa dos 15 mm.

Em Santa Catarina e Paraná o tempo deve ficar firme entre esta quinta-feira e a sexta.

Instagram

SUDESTE

As garoas seguem espalhadas pelas áreas de soja de São Paulo entre esta quinta e a sexta-feira. Alguns municípios na parte central e norte do estado podem registrar volumes de no máximo 3 mm nesta quinta, como é o caso de Ribeirão Preto. Na parte sul, próximo a Itapeva chuvas mesmos só na sexta, mas aí com volumes bem maiores, chegando até a 15 mm.

Em Minas Gerais, nestes próximos dois dias, algumas garoas devem ser registradas no máximo ali próximo a Uberlândia, com 1 mm. O restante das áreas devem ter tempo seco.

CENTRO-OESTE

Mato Grosso do Sul deve registrar algumas garoas tanto nesta quinta, ali próximo a Amambai, com 2 mm acumulados, como na sexta, que além de garoar na parte sul, as precipitações sobem um pouco e atingem Maracaju, com 3 mm e Sidrolândia, com 2 mm.

Em Mato Grosso, de maneira geral, a previsão é de chuvas tanto na quinta, quanto na sexta-feira. Campo Novo do Parecis pode registrar até 20 mm nestes dois dias, enquanto Rondonópolis pode ter 6 mm acumulados.

Em Goiás a previsão é de chuvas nos próximos dias, Entre esta quinta-feira e a próxima sexta deve chover até 10 mm em Catalão, por exemplo. Mas as chuvas podem não chegar a todos os municípios produtores de soja do estado.

NORDESTE

Já nas áreas de soja da Bahia, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, se garoar, será pouco e de maneira pontual nos próximos dois dias.

No Maranhão, ali próximo a Balsas, se garoar será de no máximo 2 mm e somente nesta quinta-feira. Na sexta o tempo ficará firme e quente.

A mesma previsão se estende para o Piauí, com algumas garoas pontuais apenas nesta quinta-feira, ali próximo a Bom Jesus.

NORTE

Quinta-feira com mais chuva no Norte. Os sete Estados da Região devem registrar pancadas, sendo que as mais intensas são previstas para o norte do Pará e para o Amapá e até no Acre, onde tem destaque por causa da previsão de acumulados significativos e não são descartados transtornos por conta das fortes chuvas.

Na sexta-feira, a chuva continuará espalhada por todo a Região Norte, os maiores acumulados ocorrem nos Estados do Pará e Amazonas e novamente são esperados transtornos por conta dessas fortes precipitações, que podem ser acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada. O tempo segue abafado em todos os estados.

Veja mais notícias sobre soja