Soja: tempo seco persiste toda a região Sul do país nesta quinta-feira

Parte da região Sudeste e Centro-Oeste também seguem sem chuvas. Em contrapartida, Minas Gerais, Mato Grosso e as regiões Norte e Nordeste devem registrar temporais. Veja previsão para 15 dias!

O dia segue sem instabilidades em toda a região Sul do país, parte do Sudeste e Centro-Oeste. Na região central as chuvas ficam concentradas entre Goiás e Mato Grosso, sendo que Canarana (MT) e Rio Verde (GO) têm alertas para tempestades. Além disso, as regiões Norte e Nordeste seguem com previsão de muitas precipitações ao longo do dia. Confira abaixo a previsão do tempo para 15 dias em alguns municípios!

SUL

Tempo firme sobre a maior parte da região Sul do país ainda sob o efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas. O sol predomina entre poucas nuvens e favorece o aumento da temperatura, ainda que de forma gradativa, especialmente entre Santa Catarina e Paraná.

SUDESTE

A expectativa ainda é de chuva sobre parte do Sudeste. Em áreas do Vale do Paraíba e metade sul de Minas Gerais, o céu continua nublado e com chance de chuva a qualquer momento devido a formação de um corredor de umidade associado a duas áreas de baixa pressão atmosférica. Os maiores acumulados devem ficar concentrados especialmente nos arredores de Formiga, Passos e Lavras. Nas demais áreas da região, as pancadas ocorrem intercaladas com períodos de sol e elevação da temperatura, especialmente em São Paulo, onde as instabilidades seguem perdendo intensidade. Aliás, no oeste paulista, o tempo firme predomina com sol entre poucas nuvens devido ao avanço de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

CENTRO-OESTE

A expectativa é de pancadas de chuva sobre a maior parte da região central do país, especialmente entre Mato Grosso e Goiás, onde ficam concentrados os maiores acumulados devido a formação de um corredor de umidade que transporta ar quente e úmido da Amazônia até áreas centrais do Brasil. Por outro lado, instabilidades perdem força sobre o estado de Mato Grosso do Sul, onde uma massa de ar seco começa a avançar e deixa o tempo firme em áreas do sul e leste do estado.

NORDESTE

A chuva segue persistente em toda a região Nordeste nesta quinta-feira (7) devido instabilidades no alto da atmosfera, mas é mesmo a Zona de Convergência Intertropical (faixa de nuvens carregadas formada nas áreas mais ao norte do país nesta época do ano) que mantém a condição de céu nublado e chuva a qualquer momento no litoral entre Maranhão e Ceará. Aliás, além desse sistema, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica em altos níveis organiza nuvens carregadas, a chuva ocorre de forma volumosa e com potencial para trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo em boa parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Bahia e oeste de Pernambuco.

NORTE

A chuva ocorre de forma generalizada no Norte do país, ainda sob o efeito de instabilidades tropicais. Na maior parte da região, são pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. No entanto, em áreas do Amapá e litoral do Pará, a expectativa é de céu nublado e com chuva a qualquer momento sob o efeito da Zona de Convergência Intertropical (faixa de nuvens carregadas formada nas áreas mais ao norte do país nesta época do ano). Os maiores acumulados ficam concentrados entre Pará e Tocantins devido instabilidades no alto da atmosfera.

Veja mais notícias sobre soja