Soja: Quarta de tempo instável no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país

Já no Norte e Nordeste a previsão é de tempo chuvoso para boa parte dos municípios produtores de soja. Confira também as condições na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul

As imagens de satélite e radares meteorológicos desta quarta-feira mostram nuvens carregadas no Centro-Oeste e Norte do Brasil, já na área clara do mapa que vai desde o Sul até o Nordeste brasileiro, tempo firme e variação de nebulosidade. No Rio Grande do Sul, a formação e aproximação de uma nova frente fria provoca o aumento de nebulosidade. Destaque para as temperaturas que mesmo na madrugada estão elevadas na fronteira do Rio Grande do Sul, oeste e litoral de São Paulo e Paraná e também no Rio de Janeiro.

SUL

O dia será marcado por instabilidades e chuva retornando sobre parte da região Sul do país, em especial no Rio Grande do Sul devido a aproximação de mais uma frente fria. As pancadas ocorrem de forma rápida e intercaladas com períodos de sol e calor. Devido a influência do sistema frontal, há temporais em áreas de fronteira com o Uruguai, onde as pancadas vêm acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo. Enquanto isso, a chuva também pode ser forte, mesmo que pontual, entre Santa Catarina e Paraná devido instabilidades no alto da atmosfera.

Fronteira Oeste

Na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul as chuvas persistem nesta quarta, dia 23, mas com baixos volumes. Em Alegrete as precipitações não devem superar os 5 milímetros acumulados, mesma quantidade prevista para Uruguaiana. Em Manoel Viana os volumes são ainda menores, de apenas 2 milímetros. Nos próximos dois dias as precipitações ficarão mais escassas e depois o tempo deve secar de vez.

SUDESTE

A expectativa ainda é de tempo instável e pancadas de chuva sobre boa parte do Sudeste, especialmente em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Instabilidades no alto da atmosfera organizam nuvens carregadas e pode chover forte em todo o estado paulista, mas é mesmo em áreas do Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro que os acumulados podem ser mais expressivos devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra à costa. Já sobre a maior parte de Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo firme predomina com sol entre poucas nuvens.

CENTRO-OESTE

O tempo ainda é instável e as pancadas de chuva ocorrem em toda a região Centro-Oeste. As pancadas são rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor. Aliás, há potencial para temporais com trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo em áreas de divisa entre os três estados, além do noroeste de Mato Grosso.

NORDESTE

A expectativa é de tempo firme com sol entre poucas nuvens sobre a maior parte da Bahia, além do interior do Piauí e de Pernambuco devido uma massa de ar seco. Nas demais áreas do Nordeste pode chover, mas em forma de pancadas rápidas e sem grandes acumulados.

NORTE

Deve chover sobre a maior parte da região, ainda sob o efeito das instabilidades tropicais. Dessa vez, os maiores acumulados ficam concentrados apenas em áreas do Pará, mas sem grandes riscos de temporais.

Veja mais notícias sobre soja