Soja: pressão inicial da ferrugem asiática sobre as lavouras do país é a maior em 8 anos

A última vez que o país registrou tantos casos da doença antes do dia 15 de novembro, foi na safra 2009/2010. No fim daquela temporada 2.370 ocorrências foram encontradas

Os casos de ferrugem asiática nas lavouras comerciais de soja do Brasil chegaram a 17 no último dia 14. A última vez que tantas ocorrências foram registrados, ainda na metade do mês de novembro, foi na safra 2009/2010, quando 30 focos da doença foram relatados.

O último estado a registrar a doença foi São Paulo, no dia 14 deste mês, somando ao todo três ocorrências nos municípios de Itapetininga, Itapeva e São Miguel Arcanjo. O Paraná, mais uma vez, é o estado que mais casos registrou no começo da temporada, com 13 até o momento.

Os municípios paranaenses que já relataram a doença são: Campo Mourão, Cândido de Abreu, Jaguariaíva, Juranda, Marechal Cândido Rondon, Mariópolis, Nova Cantu, Nova Santa Rosa, Peabiru, São João do Ivaí, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Ubiratã.

Santa Catarina também registrou o seu primeiro caso da doença nesta safra. No dia 13 de novembro, no município de Quilombo, o engenheiro agrônomo Djonathan Willian de Moura achou a ferrugem em uma soja no estádio R2.

Para os pesquisadores da Embrapa o clima tem favorecido para o avanço da doença. A orientação da pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, é para que os produtores não descuidem do controle da doença, uma vez que as condições estão favoráveis para o desenvolvimento da ferrugem.

Veja mais notícias sobre soja