Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: chuva deve se intensificar no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste

Enquanto isso as temperaturas seguem caindo até atingir seu pico no sábado. Há condição para geadas durante as manhãs nos estados do Sul

clima tempo chuva
Foto: Pixabay

Antes da onda de frio extremo que está próximo de atingir parte do país, quem aparece com maior intensidade são as chuvas. Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem registrar entre esta quarta-feira e a manhã de sexta bons volumes de precipitações. Segundo a meteorologia a manhã desta quinta-feira já há condição para geadas nos municípios do Sul do país.

SUL

A chuva forte e volumosa deve se restringir a Santa Catarina e o Paraná, e pode acontecer a qualquer hora do dia. Ainda há condição para pancadas de chuva isoladas no norte do Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem caindo nesta quarta-feira, mas é na manhã de quinta que os problemas podem começar.

Na quinta-feira, a geada se espalha pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do sul do Paraná, que amanhecem com termômetros em torno de 0ºC. A temperatura deve ficar negativa na Serra gaúcha.

Na sexta a coisa piora e a mistura de baixas temperaturas e aumento da umidade traz a condição perfeita para neve nos três estados. Nas Serras gaúcha e catarinense, o fenômeno pode durar horas, começando à tarde e se estendendo até a madrugada do sábado.

SUDESTE

As chuvas que até então ficavam restritas ao Sul, começam a chegar a São Paulo. Nesta quarta a previsão de precipitações ainda é pontual e deve ocorrer mais ao sul do estado. Entretanto a frente fria começa a derrubar os termômetros. Em MInas gerais o tempo segue firme.

Na quinta-feira, além do frio, as chuvas se espalham por São Paulo e, em alguns municípios, como Itapeva, se transformam em temporais com volumes que podem chegar a 52 milímetros acumulados no dia.

As temperaturas seguirão caindo ao longo dos dias até atingir seu pico no sábado, especialmente em São Paulo e no sul e oeste de Minas Gerais, onde faz menos de 10°C. No fim de semana, há condição para formação de geada na Serra da Mantiqueira e no sul de São Paulo, onde as temperaturas ficam em torno ou abaixo de 0°C. Diversas cidades podem registrar a manhã e a tarde mais frias do ano entre a sexta-feira e o domingo,

CENTRO-OESTE

O sol segue predominando em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e no norte do Mato Grosso do
Sul, com calor e umidade baixa nesta quarta-feira. No sul de Mato Grosso do Sul as chuvas ganham força e podem acumular volumes de até 20 mm.

Na quinta-feira a previsão do tempo se repete, mas a diferença fica pelo maior volume de precipitações em Mato Grosso do Sul, chegando a 35 mm em alguns municípios, e a chegada das chuvas a Mato Grosso, com volumes muito baixos, na casa de 4 mm.

As temperaturas começam a baixar em toda a região ainda na quinta, mas se intensificam na sexta. Muitas cidades de Mato Grosso do Sul podem ter a tarde mais fria do ano, incluindo Campo Grande.

No sábado a massa de ar polar que atua no Sul se espalha pela região, derrubando ainda mais as temperaturas. Diversas cidades dos três estados devem registrar as manhãs mais frias do ano, incluindo as quatro capitais.

NORDESTE

Instabilidades aumentam na região Nordeste a partir desta quarta-feira e a chuva aos poucos avança para áreas do interior. Na quinta as precipitações aumentam, mas as áreas agrícolas da Bahia seguem sem precipitações.

No sábado, as chuvas finalmente atingem o sul da Bahia, com a chegada da frente fria. Entretanto os volumes são muito pequenos, inferiores a 2 mm. A temperatura entra em queda nos dias seguintes em diversos municípios baianos.

NORTE

A chuva retorna ao Acre e ao norte de Rondônia na quarta-feira, na forma de pancadas de chuva. Também chove no Amazonas, Roraima, Amapá e em grande parte do Pará. Tempo firme apenas no sul de Rondônia, sul do Pará e no Tocantins. Palmas continua entre as Capitais mais quentes do país, com máxima em torno de 35°C.

Veja mais notícias sobre soja