EXPODIRETO COTRIJAL

Produtor rural não está usando 100% das técnicas de plantio direto

Fórum do projeto Soja Brasil vai discutir manejo do solo e sua influência na oferta de água disponível para as plantas

O fórum do projeto Soja Brasil, que acontece nesta quinta-feira, dia 14, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS) deve abordar temas como o manejo do solo e sua influência na oferta de água disponível para as plantas.

O pesquisador da Embrapa Osmar Conte, que é um dos palestrantes, explica que a atual queda na produtividade da safra de soja no Brasil pode teve como um dos motivos a queda na disponibilidade de água no solo.

Ele comenta que uma das ferramentas para evitar o problema é utilizar técnicas do plantio direto, no entanto, muitos agricultores não estão usando das potencialidades do manejo.

“Percebemos que em muitos casos o plantio direto não está sendo atendido plenamente. Com isso, estamos perdendo qualidade de solo e, quando se compromete a qualidade do solo no aspecto físico, o armazenamento de água também é comprometido. A partir disso, temos baixa infiltração de água no solo, que é a reserva natural de água das plantas”.

O pesquisador ainda ressalta que, de modo geral, houve uma simplificação do plantio direto porque muitos agricultores não aplicam a diversificação de culturas. “No ano passado falamos sobre rotação, mas isso é complicado já que a soja é a cultura principal em questão de rentabilidade”, pondera.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php
Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil