INSTABILIDADES

Previsão de muitas chuvas para as áreas de soja do Norte do país

Nesta quinta-feira, dia 7, a meteorologia também vê a possibilidade de bons volumes de precipitações no Centro-Oeste. Confira o clima para 15 dias em alguns municípios!

chuva
Foto: Governo do Rio Grande do Sul

Há chuvas de fraca à moderada intensidade, acompanhadas por descargas elétricas, desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo. No Rio Grande do Sul são esperados volumes de 5 milímetros em algumas regiões, mas tempo firme em outras. Boa parte de Minas Gerais e Bahia devem registrar um dia mais seco, enquanto o restante do Nordeste e Centro-Oeste recebem algumas pancadas de chuvas durante o dia.

SUL

A aproximação de uma nova frente fria pelo sul no Rio Grande do Sul gera instabilidades de baixas intensidades em boa parte do estado, com volumes inferiores a 10 milímetros em alguns municípios como Santa Rosa. Somente no sul do estado os volumes tendem a ser maiores. No Paraná e Santa Catarina a situação é parecida e chove com baixos volumes em boa parte dos municípios, com temperaturas elevadas no decorrer do dia.

SUDESTE

Em São Paulo são esperadas chuvas em quase todo o estado. Deve chover de maneira generalizada, mas com baixos volumes em cidades como Ituverava, grande produtora de soja. Por lá, aliás, a temperatura deve atingir a máxima de 31ºC. Em Minas Gerais a situação é diferente e chove ali na região de Uberaba, com volumes de até 8 milímetros, mas poucas instabilidade afetam os municípios próximos a Ipatinga.

CENTRO-OESTE

As chuvas continuam afetando toda a região Centro-Oeste, especialmente entre Mato Grosso e o norte de Mato Grosso do Sul, onde há possibilidade de temporais com trovoadas e até eventual queda granizo. Em Goiás a chuva é mais isolada, as temperaturas voltam a subir gradativamente, mas há condições para trovoadas no final do dia. As temperaturas seguem elevadas e o tempo fica abafado.

NORDESTE

A nebulosidade aumenta e o dia já começa com condição para chuva a qualquer momento entre o Piauí e o Maranhão. A chuva é volumosa e a temperatura não sobe tanto, por conta do tempo mais encoberto. O tempo seco prevalece no sertão baiano, onde não há expectativa de chuva. Temperaturas elevadas na maior parte do Nordeste.

NORTE

O tempo instável segue em toda a região Norte, por influência de instabilidades tropicais que atuam na região. O sol aparece entre a manhã e a tarde, aumenta a sensação de calor e as pancadas de chuva acontecem entre a tarde e a noite, com chance de trovoadas. Os acumulados mais expressivos ocorrem entre o norte do Pará e o Amapá, favorecidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Veja mais notícias sobre soja

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php
Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil