Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem enfrentar tempestades

Segundo a meteorologia, essa chuvarada pode acontecer acompanhada de raios, ventos fortes e até queda de granizo

A semana começa com muita instabilidade no sul do país, pancadas de chuva atingiram o Rio Grande do Sul no decorrer desta madrugada com direito a trovoadas e rajadas de vento. A chuva ocorre devido a formação de uma baixa pressão, alimentada pelos ventos quentes e úmidos que sopram de norte. Em contraste com o final de semana bastante frio, a segunda-feira tem uma das manhãs mais quentes do mês no sul do país. Entre o centro-oeste e sudeste há bastante nebulosidade, por conta da umidade que vem do norte, porém ainda não traz chuva para a região e as temperaturas seguem amenas no amanhecer. Já na região Norte e Nordeste o predomínio é de poucas nuvens, chove apenas de forma isolada no extremo oeste da região Norte.

SUL

Uma área de baixa pressão dá origem a uma frente fria sobre a região Sul e há condição para temporais nos três estados da região. Já pela manhã, a chuva forte atinge o Rio Grande do Sul. No final da tarde, as tempestades avançam para Santa Catarina e Paraná, mas ainda há condição para pancadas de chuva de forte intensidade no leste gaúcho, inclusive em Porto Alegre. Esta chuvarada pode acontecer acompanhada de raios, ventos fortes e até queda de granizo. O dia é frio na metade sul do RS, mas nas demais áreas da região as temperaturas sobem e a sensação é de tempo abafado, mesmo com a chuva

SUDESTE

Na segunda-feira, os ventos mudam de direção e as temperaturas mínima e máxima sobem na maior parte do Sudeste. Isto significa que o frio da manhã diminui e faz até calor durante a tarde, especialmente no norte de São Paulo e norte e oeste de Minas Gerais. Em relação à chuva, ela fica restrita a cidades próximas da divisa com o Paraná e ao noroeste de Minas Gerais, de forma bastante isolada.

CENTRO-OESTE

Nesta segunda-feira, o sol predomina no Centro-Oeste, elevando as temperaturas no período da tarde e garantindo calor em toda a região. A umidade entra em declínio entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

NORDESTE

A semana começa com novas pancadas de chuva no litoral nordestino, com destaque para a Bahia, onde a chove de forma mais persistente e com maior acumulado. No interior da região, porém, o tempo segue ensolarado, seco e quente.

NORTE

Na segunda-feira, o tempo seco persiste entre o Tocantins e o sudeste do Pará. As temperaturas ficam bem elevadas. Nas demais áreas do Norte, há formação de nuvens carregadas e chove, principalmente a partir da tarde. Mesmo com a chuva, faz calor. 

Terça-feira

SUL

Uma frente fria avança lentamente pela região Sul e espalha temporais. Em Santa Catarina e Paraná, as chuvas ocorrem de forma intermitente, com os núcleos mais intensos no oeste catarinense pela manhã e no oeste e norte paranaense entre a tarde e a noite. Esta chuvarada pode acontecer acompanhada de raios, ventos fortes e até queda de granizo. No começo do dia, ainda há condição para chuva forte no leste e norte do Rio Grande do Sul, mas depois o tempo abre. Por lá, o destaque do Dia dos Namorados é o frio, pois as temperaturas despencam devido à chegada de uma massa de ar frio

SUDESTE

O tempo muda em pleno Dia Dos Namorados no Estado de São Paulo. Uma frente fria alcança o Sudeste e provoca chuvas fortes a partir da tarde nos municípios paulistas. Há raios, ventos fortes e queda das temperaturas. No Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o sol predomina e faz bastante calor durante a tarde.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira, uma frente fria avança pelo Brasil e provoca chuvas fortes no Mato Grosso do Sul, inclusive com risco de tempestades em Campo Grande. As temperaturas entram em queda. Também chove, de forma mais isolada, no sul e oeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo seco persiste, com altas temperaturas durante a tarde e baixos índices de umidade relativa do ar, que podem cair para cerca de 20% e colocar diversos municípios em Estado de Alerta, principalmente em Goiás e no Distrito Federal.

NORDESTE

Na terça-feira, boa notícia para os namorados que pretendem aproveitar o dia nas praias da região: a chuva perde intensidade nas áreas litorâneas e tem apenas variação ao longo do dia. Se chover, é algo muito pontual e rápido. Apenas no Recôncavo Baiano é que a condição para chuva é maior. No interior do Nordeste, a condição ainda é de tempo firme, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

NORTE

Na terça-feira, as chuvas atingem a maior parte da região Norte, com as tempestades mais intensas no norte e leste da região, principalmente no Acre, Roraima e Amapá. No sul do Pará e no Tocantins, o sol novamente predomina e a umidade baixa coloca diversas cidades em Estado de Atenção, com índices abaixo de 30%.

Quarta-feira

SUL

Na quarta-feira, alerta para o leste do Paraná e para o Vale do Itajaí. As instabilidades persistem nestas regiões e garantem mais um dia chuvoso, com acumulados elevados e risco para alagamentos e até mesmo deslizamentos de terra. Também chove nas demais áreas do Paraná no começo do dia, mas as chuvas diminuem com o passar das horas. No Rio Grande do Sul e centro e oeste catarinense, o tempo abre e o dia começa com muito frio. Os termômetros ficam em torno de 0°C nas serras gaúcha e catarinense.

SUDESTE

A frente fria avança pelo Sudeste e provoca chuvas a qualquer hora do dia em São Paulo. Também chove, entre o final da tarde e a noite, em parte do Rio de Janeiro e no sul e oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, o tempo segue firme. O calor predomina no Sudeste, pois só faz frio no sul e leste paulista.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, as chuvas volumosas seguem restritas ao Mato Grosso do Sul, enquanto apenas áreas de divisa de Goiás e do Mato Grosso veem chuva, que por lá é isolada. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol predomina, com ar seco e calor.

NORDESTE

Na quarta-feira, as chuvas voltam a aumentar no litoral entre o Recôncavo Baiano e Alagoas e também entre o norte do Maranhão e do Ceará. Nas demais praias da região, o sol predomina e a chuva é isolada. No interior nordestino, persiste a condição de sol, calor e tempo seco.

NORTE

Com exceção do Tocantins, há previsão de chuva em todos os Estados da região Norte. As pancadas de chuva mais intensas ocorrem durante a tarde e atingem Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá. No estado tocantinense e no sul paraense, tempo ensolarado, quente e seco.

Veja mais notícias sobre soja