Paraná registra primeiro foco de ferrugem asiática da nova safra de soja

Segundo a Embrapa, além desse caso em área comercial, há registro da doença em soja voluntária de várias regiões produtoras do estado

O primeiro foco de ferrugem asiática da safra de soja 2018/2019 foi registrado no Paraná. A cooperativa Copagril, membro do Consórcio Antiferrugem, registrou o caso no município de Porto Mendes, no oeste do estado.

De acordo com o agrônomo Tiago Madalasso, houve uma antecipação de aproximadamente 15 dias da ocorrência da doença nesta região do Paraná. Segundo ele, historicamente, os cultivos de soja ocorrem no final de setembro e, nesta safra, houve uma antecipação para o começo do mês, logo após o final do vazio sanitário, em 10 de setembro. “Esta antecipação ocorreu porque 50% da semeadura na região também foi aproximadamente 15 dias mais adiantada”, explica.

Além disso, Madalosso destaca o ambiente oportuno para o avanço da doença, com favorecimento de molhamento foliar e também temperaturas entre 20°C e 25ºC.

A orientação da pesquisadora da Embrapa Soja Cláudia Godoy é para que os produtores da região não descuidem do controle da doença, uma vez que as condições estão favoráveis para o desenvolvimento da ferrugem.

Além desse foco em área comercial, há registro da presença de soja voluntária com ferrugem em várias regiões produtoras, indicando a presença do fungo. “As chuvas frequentes que favorecem a doença, muitas vezes, impedem a aplicação de fungicidas”, explica a pesquisadora da Embrapa.

Veja mais notícias sobre soja