Paraná recebe chuvas, mas ainda bastante irregulares

Segundo a Somar Meteorologia, toda a região Sul deve registrar algum volume de precipitações, mas os maiores acontecem no Rio Grande do Sul

O ano começa com expectativa de retorno gradual das chuvas nas áreas do Centro-Sul. Já existe neste momento uma frente fria se formando no Rio Grande do Sul que será responsável por fortes pancadas no estado. Estas instabilidades ainda serão distribuídas de forma irregular, principalmente no Paraná.

Os maiores acumulados previstos se concentram na fronteira oeste do Rio Grande do Sul e áreas da fronteira com o Uruguai, com acumulados superiores aos 100 milímetros até esta sexta-feira, dia 4. Além disso, áreas de instabilidade associadas a passagem de frentes frias costeiras vão conseguir organizar chuvas mais significativas entre uma faixa que vai desde o leste catarinense ao centro sul de Minas Gerais. Áreas produtoras de café do sul mineiro inclusive devem receber chuvas abrangentes.

Veja a previsão do tempo para o fim de semana

SUL

A frente fria segue avançando pela região Sul e, combinado aos ventos em altitude, mantém a condição para pancadas de chuva. Desde o norte gaúcho até o Paraná há expectativa de chuva mais intensa, tempo fechado, com risco de temporais, trovoadas, rajadas de vento e transtornos. Aliás, o acumulado de chuva nessas áreas pode alcançar 50 milímetros. Apenas no extremo sul gaúcho o tempo firme volta a predominar por conta de uma região de alta pressão, porém os ventos em altitude mantém grande concentração de nebulosidade. As temperaturas declinam em toda a região, devido aos poucos períodos de sol ao longo do dia, e a grande concentração de nebulosidade.

SUDESTE

A chegada de uma frente fria a costa do Sudeste favorece a formação de uma região de baixa pressão na costa paulista e assim aumenta o risco para pancadas de chuva de forte intensidade entre a faixa leste paulista, sul mineiro e Rio de Janeiro. Apenas no norte mineiro, o tempo firme predomina por influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. As temperaturas diminuem gradualmente entre São Paulo e sul de Minas Gerais, devido ao aumento de nebulosidade, já nas demais áreas o calor predomina.

CENTRO-OESTE

São esperadas pancadas em grande parte do Centro-Oeste. A chuva será mais forte no sul de Mato Grosso do Sul, com risco de temporais e rajadas de vento de intensidade moderada. Enquanto no nordeste de Goiás, a massa de ar seco predomina e inibe a formação de nuvens carregadas. Nas demais áreas a chuva acontece somente a partir da tarde, após um dia quente e abafado.

NORDESTE

Chuva persistente em toda a faixa norte do Nordeste e entre o litoral do Rio Grande do Norte até a costa de Sergipe. Nas demais áreas do interior do Nordeste, o tempo segue firme e sem previsão de chuva significativa. O dia começa abafado, porém será no período da tarde que o calor ganha força em toda a região mesmo onde tem condição de chuva.

NORTE

Pouca mudança no Norte brasileiro, com chuva mais expressiva entre o norte do Pará, Amazonas e Amapá. Nas demais áreas do Norte a chuva será em forma de pancada mais isolada. O calor e tempo abafado predominam mais uma vez sobre a região. Sol persiste na faixa leste do Tocantins.

Veja mais notícias sobre soja