Paraná e Santa Catarina devem registrar fortes chuvas nos próximos dias

Segundo a Somar Meteorologia, apenas o Rio Grande do Sul deve registrar precipitações moderadas nos próximos dias. Já as regiões Centro-Oeste e Sudeste continuam com tempo instável

A chuva enfraquece nos próximos dias sobre o Brasil central, mas ainda não para completamente. A novidade é que as instabilidades retornam ao sul do Brasil. Este padrão de oscilação, ora com a chuva forte sobre o sul, depois sobre o centro e mais adiante sobre o norte do país, favorece a agricultura, pois, apesar de alguns acumulados extremos, a chuva não é duradoura.

Terça-feira

SUL

O dia é marcado pela volta das instabilidades em grande parte do Rio Grande do Sul. A chuva é forte e é provocada pelo avanço de uma frente fria para este estado, mais uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai que juntas conseguem organizar a umidade da Amazônia nessas localidades. Atenção especial para as regiões da Campanha e fronteira oeste gaúcha, pois há risco de grandes temporais já pela manhã, com previsão de volumes de água bastante expressivos, acompanhados por trovoadas e descargas elétricas, além do potencial de queda de granizo. Chove também no oeste de Santa Catarina e o sudeste do Paraná, pelos mesmos sistemas a partir da tarde

SUDESTE

Ainda chove entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, mas são pancadas rápidas e sem grandes acumulados e em algumas regiões, nem mesmo descargas elétricas ocorrerão. Na maior parte do interior de São Paulo, o sol predomina entre poucas nuvens e favorece ainda mais a elevação das temperaturas.

CENTRO-OESTE

O tempo firme segue em grande parte de Mato Grosso do Sul e a chuva ocorre principalmente em Mato Grosso e em Goiás. No norte do estado sul-mato-grossense a chuva é fraca. Em todas as demais áreas o volume pode ser expressivo e a chuva ocorre a qualquer hora do dia. O sol consegue aparecer entre uma chuva e outra e ajuda a elevar as temperaturas na parte da tarde. Atenção especial nas áreas de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai, pois a formação de nova frente fria traz chuva forte no final do dia.

NORDESTE

A terça-feira tem tempo firme desde o norte da Bahia até as praias do Maranhão. As pancadas de chuva mais significativas devem ocorrer no interior baiano, no sul maranhense e no sul do Piauí, com volumes expressivos. Nas praias do litoral leste da região, também tem previsão para chover, mas é uma chuva fraca e ocorre especialmente à tarde.

NORTE

Grande parte da região Norte tem uma terça-feira com tempo instável. O sol aparece ao longo do dia e o calor ajuda a formar nuvens carregadas. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer momento, sempre acompanhada por trovoadas e algumas áreas do Tocantins recebem um volume significativo. No Amapá o sol predomina e a chance para chover é menor.

Quarta-feira

SUL

A frente fria avança ainda mais pela região Sul no decorrer da quarta-feira e agora os temporais com grande volume de água, ventos fortes e risco de granizo ocorre entre o centro-norte do Rio Grande do Sul até o oeste paranaense, passando pelo centro-oeste catarinense. A temperatura chega a cair nesses locais com relação aos dias anteriores, porém não chega a fazer frio. No sul gaúcho, o dia começa com chuva forte e perde intensidade no decorrer do dia. Já nas demais áreas de Santa Catarina e Paraná, a chuva chega entre à tarde e à noite, onde o calor segue intenso durante o dia. Atenção para as fortes rajadas de vento e raios também nessas localidades.

SUDESTE

Os ventos que sopram do quadrante norte ganham intensidade, por conta da aproximação de uma frente fria. Esta situação é conhecida como “pré-frontal” que tende a elevar as temperaturas antes da chegada da frente fria. Desta forma, o calor aumenta em relação ao dia anterior em toda a região, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com a combinação de calor e umidade, chove em forma de pancadas rápidas e isoladas no oeste e norte paulista, na serra fluminense e em grande parte de Minas Gerias e do Espírito Santo, podendo ocorrer pancadas com intensidade moderada.

CENTRO-OESTE

A chuva retorna para todo o Mato Grosso do Sul, com risco para temporais na metade sul do do estado. Em Goiás e no Mato Grosso, também chove, mas com volumes menos expressivos que nos dias anteriores. Sensação de tempo abafado em todos os estados.

NORDESTE

O tempo instável continua no interior do Nordeste, com previsão para pancadas de chuva e volumes expressivos na divisa da Bahia com Minas Gerais. Entre o norte baiano e o norte do Maranhão a condição ainda será para tempo firme e com pouca variação da nebulosidade. Na faixa litorânea do leste nordestino pode chover fraco.

NORTE

Volta a chover no Amapá, mas ainda não são esperados volumes expressivos. A chuva é irregular e sempre alternada por períodos de tempo firme. No Acre e no Amazonas a chuva é mais frequente e com volumes um pouco maiores. Tempo abafado na região

Quinta-feira

SUL

Na quinta-feira, feriado da Proclamação da República, a frente fria se afasta do Rio Grande do Sul e dá lugar a uma massa de ar seca. Assim, neste estado o tempo volta a ficar firme e com poucas nuvens. A temperatura volta a subir gradativamente nesses locais, porém não chega a fazer calor extremo. Já nos estados de Santa Catarina e do Paraná, a frente ainda atua e causa chuva de moderada à forte. Atenção a todas as regiões paranaense, pois a chuva acontece a qualquer hora do dia, com intensidade forte, volume elevado e acompanhada por raios e rajadas de vento.

SUDESTE

Durante a quinta-feira, a passagem de uma frente fria deixa a temperatura um pouco mais baixa, se comparadas com os dias anteriores, porém sem condição para uma sensação de frio muito intensa. Com relação a chuva, a região Sudeste inteira tem condição para pancadas de chuva, influenciadas pela frente fria, porém os maiores acumulados são esperado para o sudoeste do estado paulista, nas regiões de divisa com o Paraná.

CENTRO-OESTE

A condição para chuva segue em todos os estados da região, mas desta vez os maiores acumulados ocorrem no interior de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Há condições para trovoadas e ventos moderados.

NORDESTE

O dia tem previsão para chover especialmente no interior do Nordeste, que vai desde o sul do Maranhão até o sul da Bahia. Já nas áreas litorâneas, a chuva que ocorrer não atrapalha o feriado. São pancadas rápidas e com volumes baixos. As temperaturas continuam elevadas em todos os estados.

NORTE

O tempo fica instável no Norte do Brasil, com chuva em todos os estados, inclusive no Amapá. Os maiores acumulados ainda ocorrem em Rondônia e no interior do Amazonas, e mesmo assim a chuva ocorre alternada por períodos de tempo mais firme. O sol aparece e ajuda a elevar as temperaturas, mesmo com previsão de chuva.

Veja mais notícias sobre soja