SAFRA 2018/2019

Paraná colheu 89% da área de soja e cooperativa tem produtividade 13% menor

De maneira geral, o Deral estima que o estado irá fechar a safra com uma produtividade média 16% menor que no ano passado. Veja os municípios que ainda não terminaram de colher

colheita, soja, chuva
Foto: Cely Trevisan/ Prefeitura de Gaúcha do Norte-MT

O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), estima que a colheita de soja 2018/2019 chegou a 89% da área estimada de 5,435 milhões de hectares, nesta semana. O resultado final ainda não foi estimado, mas uma grande cooperativa do estado que já terminou de colher, registrou recuo de 13% na produtividade.

A entidade trabalha com uma perspectiva de produção de 16,134 milhões de toneladas, ante as 19,184 milhões de toneladas da safra anterior. A produtividade média foi estimada em 2.968 quilos por hectare, 16% abaixo das 3.528 quilos registrados na última safra.

Colheita chega ao fim na Coopavel

A colheita de soja chegou ao final na região da Cooperativa Coopavel, que atua nos municípios do oeste e sudoeste do Paraná, graças ao clima seco dos últimos dias, segundo a Agência Safras.

Segundo a cooperativa, a produtividade final ficou 13% abaixo do esperado inicialmente. Ou seja, o rendimento médio foi estimado em 3.364 quilos por hectare. Inicialmente, eram esperados 3.868 quilos por hectare.

Veja mais notícias sobre soja

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


css.php
Assine grátis a melhor newsletter sobre agronegócios do Brasil