MT: preço do fertilizante está 60% mais alto e ainda há atraso na entrega

Já em relação ao tamanho da área a ser cultivada a Aprosoja-MT não acredita em redução, no mínimo a expectativa é de igualar 2017/2018

O valor dos fretes pode ser um empecilho para o incremento de área de soja em Mato Grosso afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antônio Galvan, em entrevista à Agência Safras. Ainda assim ele não acredita em redução, no mínimo uma manutenção do tamanho da área semeada. Entretanto, os altos valores dos fretes, devido a nova tabela, inflacionam os valores dos insumos e trazem dor de cabeça aos que ainda não compraram o produto.

Na temporada 2017/2018, foram cultivados 9,464 milhões de hectares, montante que pode ser repetido este ano, segundo Galvan. “No mínimo, repete a mesma área do ano passado, ou até um leve incremento”, diz.

Além do problema dos fretes caros, comenta o presidente da Aprosoja-MT, o dólar elevado preocupa quem não adquiriu todos os insumos antecipadamente. Para ele, na comparação com quem fixou o preço em maio, atualmente o valor chega a ficar 50% superior em dólar. “Tem fertilizante que está custando quase 60% mais”, afirma. “Até o preço para colocar calcário na área está muito elevado.”

Quanto ao velho problema de falta de caminhões para entregar os insumos, neste momento pré plantio, a nova tabela de frete parece ter dado uma mudada no cenário, mas não evitou os atrasos. “Há ainda um atraso pontual na entrega de fertilizante aos produtores de soja”, conta Galvan.

Falta chuvas para plantar

Segundo o presidente da Aprosoja-MT, os produtores do estado estão esperando por chuvas para iniciar os trabalhos de plantio. “Em algumas regiões chegou a chover, mas muito pouco. Somente quem tem pivô está plantando a soja”, frisa. “Quem tem algodão como principal cultura planta no pó e corre o risco.”

Os institutos meteorológicos estão marcando chuvas para a região, fato que pode elevar a umidade do solo. O cultivo no estado está liberado desde o dia 16 de setembro. O período ideal de semeadura vai do final de setembro ao final de outubro.

Veja mais notícias sobre soja