Notícias - Soja Brasil

Fim do vazio, mas falta umidade no solo e chuvas para o plantio da soja

Confira a previsão do tempo especial com a editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, para estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraná

O vazio sanitário chegou ao fim em ao menos 8 estados do país, mas sem chuvas muitos não querem arriscar plantar a safra mais cara da história no pó. Nesta semana até há a previsão de algumas chuvas na parte central do Brasil, parte do Sudeste e no Paraná. Mas especialistas pedem cautela, pois muitos municípios terão precipitações pontuais e com baixos acumulados e depois disso, em outubro, o tempo deve ficar seco. Em algumas áreas do Centro-Oeste a regularização das chuvas só acontece na segunda quinzena de novembro.

O risco de replantio é iminente caso os produtores apostem no plantio no seco, diz o meteorologista da Somar Paulo Etchichury, principalmente no Centro-Oeste, onde os índices de água disponível no solo são preocupantes. Para a editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, de nada adianta uma chuva isolada de 20 milímetros para recuperar essa umidade. Como Mato Grosso, Rondônia e Goiás.

Melhor situação de umidade para plantar só em parte do Paraná, como no centro, leste e sul do estado. No Noroeste e Norte paranaenses, seguem com pouca umidade de água no solo e pouca previsão de chuvas.

Confira no vídeo acima alguns municípios de Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Paraná que terão chuvas nos próximos dias:

Veja mais notícias sobre soja