Notícias - Soja Brasil

Equipe do Soja Brasil se depara com queimadas ao cruzar Mato Grosso

Na cidade de Porto Esperidião, funcionários da prefeitura improvisaram um carro-pipa para combater as chamas na beira da estrada

A equipe de reportagem do Projeto Soja Brasil se deparou no último domingo, 15, com um uma cena que tem sido muito corriqueira no estado de Mato Grosso nas últimas semanas.

Às margens da BR-174, a caminho para Rondônia, onde será realizada a Abertura Nacional do Plantio da Soja, nos deparamos com funcionários da prefeitura de Porto Esperidião usando um carro-pipa improvisado para lutar contra as chamas.

O posto avançado do Corpo de Bombeiros mais próximo fica a cerca de 50 quilômetros, em Cáceres, e nem sempre dá tempo de pedir o socorro por causa do volume de focos de incêndio.

A rodovia é a principal via de escoamento de grãos durante a safra, lingando Mato Grosso e Rondônia.

Na cidade de Porto Espiridião, a 320 quilômetros de Cuiabá, encontramos focos de incêncio quase invadindo a pista, dificultando a passagem de veículos não só pelo calor como também pela fumaça volumosa.

Abertura Nacional do Plantio da Soja

Rondônia vive uma época de plena expansão da agricultura, tanto que a área com principal cultura do estado, a soja, cresce a uma taxa de 10% a 15%, aponta a Aprosoja-RO. Essa foi uma das principais razões para a escolha do estado para sediar pela primeira vez a Abertura Nacional do Plantio da Soja – Safra 2019/2020.

Considerado um dos principais eventos da sojicultura brasileira, ele reunirá no dia 19 de setembro, na Fazenda Jaqueline, localizada em Vilhena, produtores rurais, entidades e representantes do governo.

“Os produtores estão muito animados em receber tão importante a Abertura do Plantio, ainda mais com a possibilidade de contar com a presença da Ministra Tereza Cristina. Vamos tentar convidar também nosso presidente da República, Jair Bolsonaro, isso seria muito importante pra gente”, afirma o presidente da Aprosoja-RO, Juca Masutti.

Veja mais notícias sobre soja