Colheita da soja segue atrasada e chega a 45% da área no país

Enquanto a Bahia é o estado com trabalhos mais adiantados, ante 2017, Goiás e São Paulo estão bastante atrasados. Veja como está seu estado!

Daniel Popov, de São Paulo
A colheita de soja brasileira chegou a 45,7% da área estimada, conforme levantamento de Safras & Mercado, com dados recolhidos até 9 de março. Na semana passada, o número era de 30,8%. Os trabalhos estão atrasados em relação a igual período do ano passado (55,9%) e também em relação à média histórica dos últimos cinco anos (49,6%).

A Bahia é o único estado com trabalhos adiantados no Brasil. O Estado que já colheu 20% da área, até agora, à frente dos 8% do mesmo período do ano passado e dos 10% da média histórica.

O estado que mais área colheu foi Mato Grosso, com 83% da área estimada. No ano passado o estado havia registrado um volume de 88%. Se comparado a média histórica (78%), os matogrossenses estão adiantados.

Já Goiás e São Paulo são os mais atrasados com 55% e 41% das áreas colhidas respectivamente. No ano passado os números destes estados estavam bem mais altos, com 85% e 75%, na mesma ordem.

Veja mais notícias sobre soja