Chuvas devem retornar neste fim de semana para a região Sul do país

Confira a previsão do tempo completa para todas as regiões do país e os mapas de 15 dias para alguns municípios de cada estado!

O fim de semana começa com tempo firme na região Sul brasileira e tempo instável na metade Norte do país. Uma massa de ar seco inibe a formação de instabilidade e nuvens de chuva nos estados da os estados do Sul, grande parte do Sudeste e Mato Grosso Sul. Já a metade norte tem núcleos profundos de chuva e tempestades em Mato Grosso, Nordeste e região Norte.

No sábado há a previsão de retorno breve de chuvas para algumas partes da região Sul, enquanto no Sudeste, Norte e Nordeste as precipitações persistem. No Centro-Oeste as chuvas serão pontuais.

No Domingo o Rio Grande do Sul vê uma frente fria se aproximando com maior intensidade, situação que deve persistir até o começo da próxima semana. NO Sudeste as instabilidades seguem com maiores volumes em Minas gerais, mas parte avança até São Paulo, condição que persiste no início da semana.

Sexta-feira

SUL

A massa de ar seco avança e deixa o tempo firme em praticamente toda a região Sul, onde o sol brilha forte entre poucas nuvens, mantendo as temperaturas em elevação, com a máxima em 27°C no período da tarde. Enquanto isso, as pancadas isoladas e sem grandes acumulados persistem no litoral paranaense e catarinense sob o efeito da umidade que vem do oceano.

SUDESTE

Pouca coisa muda e a chuva ainda persiste sobre a maior parte da região Sudeste. O corredor de umidade mantém o céu nublado e com chuva a qualquer momento em uma faixa que vai desde João Pinheiro no oeste de Minas Gerais, até Cambuci, no norte do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que os acumulados ainda devem ser expressivos com potencial para transtornos na região metropolitana de Belo Horizonte e também nas áreas serranas. Por outro lado, a chuva já ocorre de forma bastante isolada no norte e litoral paulista, enquanto que uma massa de ar seco avança e já deixa o tempo firme em boa parte do interior do estado.

 

CENTRO-OESTE

Poucas coisas mudam e a chuva ainda ocorre sobre a maior parte da região. O corredor de umidade mantém as nuvens mais carregadas entre Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul, as pancadas isoladas até ocorrem sobre boa parte do estado, mas sem grande intensidade.

NORDESTE

Há poucas mudanças sobre a região Nordeste, ainda com expectativa de chuva de forma generalizada. Os maiores acumulados, seguem concentrados entre Maranhão e Ceará, ainda com céu nublado e chuva a qualquer momento, além do oeste baiano. O que vale ressaltar é que o risco para temporais com queda de granizo diminui.

NORTE

Há poucas mudanças sobre a região Norte, ainda com expectativa de chuva de forma generalizada. O céu continua nublado e com chuva a qualquer momento apenas em áreas entre Amapá e Pará. Os maiores acumulados ficam concentrados no Tocantins devido instabilidades no alto da atmosfera, não se descartando o risco para temporais.

Sábado

SUL

Chama a atenção o retorno das chuvas no sul e leste do Rio Grande do Sul, devido a aproximação de novas áreas de instabilidades. Uma frente fria se aproxima, mas logo se afasta em direção ao oceano, ou seja, não deve provocar chuva nas demais áreas do estado.

SUDESTE

A massa de ar seco segue avançando e deixa o tempo firme sobre a maior parte do estado de São Paulo, inclusive na capital, onde o sol predomina entre poucas nuvens e a temperatura continua subindo. Enquanto isso, a chuva persiste nas demais áreas da região Sudeste sob o efeito de instabilidades no alto da atmosfera, mas são pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e temperaturas também em elevação, especialmente no sul de Minas Gerais onde o céu ficou bastante nublado nos últimos dias mantendo as temperaturas amenas.

CENTRO-OESTE

O mesmo cenário, ainda com pancadas de chuva em boa parte do Centro-Oeste, especialmente no norte de Goiás, onde ficam concentrados os maiores acumulados.

NORDESTE

As instabilidades perdem força, mas a chuva ainda ocorre de forma generalizada no Nordeste do Brasil. Dessa vez, são pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Os volumes mais expressivos devem ocorrer em áreas do norte do Maranhão.

NORTE

Essa mesma condição se repete. Ainda com chuva em toda a região Norte, mas com tempo mais fechado entre Amapá e Pará. Os maiores acumulados ficam concentrados entre Pará e Tocantins devido instabilidades no alto da atmosfera.

Domingo

SUL

A chuva retorna neste domingo para grande parte do Sul do Brasil, por causa do avanço de uma nova frente fria que se forma no Uruguai. Inclusive, as áreas de fronteira podem registrar temporais no fim do dia. O interior de Santa Catarina e a maior parte do estado do Paraná seguem com o tempo firme, apenas com variação da nebulosidade. A chuva é fraca no litoral do Paraná e de Santa Catarina e isoladas no oeste do estado. Antes da chuva as temperaturas ficam bem elevadas em todos os estados do Sul.

SUDESTE

As instabilidades voltam a atuar no interior de São Paulo e tem previsão para pancadas de chuva isoladas e de forma rápida. Nas demais áreas da região o tempo segue instável e a chuva pode ser mais volumosa e acontecer a qualquer hora do dia. Vale chamar a atenção para áreas de risco, especialmente no Rio de Janeiro, onde o solo ainda está encharcado e ainda tem previsão para pancadas de chuva. As temperaturas ficam um pouco mais elevadas que nos dias anteriores.

CENTRO-OESTE

Ainda temos instabilidades atuando pelo Centro-Oeste do Brasil e as nuvens carregadas provocam chuva expressiva em Goiás e em Mato Grosso, com volumes que ajudam a manter os níveis de água no solo em valores aceitáveis. Já em Mato Grosso do Sul o tempo segue instável, mas a chuva ocorre de maneira muito pontual e com baixos volumes acumulados. As temperaturas seguem elevadas.

NORDESTE

A chuva diminui no Nordeste, mas ainda há instabilidades atuando em todos os estados da região, com potencial para volumes significativos em áreas mais ao norte. Nas outras áreas do Nordeste o tempo também chove, mas os acumulados são menores ainda e a chuva será sempre alternada por períodos de tempo firme e com sol.

NORTE

O tempo firme continua em Roraima, mas em todas as demais áreas do Norte a chuva deve ocorrer a qualquer hora do dia, sempre alternada por períodos de tempo firme e com volumes que podem até ser significativos, especialmente em Rondônia e no interior do Tocantins. Nas outras áreas também chove, mas com volumes menores.

Veja mais notícias sobre soja