As inscrições para a Abertura Nacional da Colheita da Soja estão abertas

Nos dias 25 e 26 de janeiro, os produtores de todo o país poderão participar de capacitações técnicas e da celebração que marca a abertura da colheita da safra 2016/2017

Daniel Popov, de São Paulo
No inicio do próximo ano, nos dias 25 e 26 de janeiro, a Fazenda Jotabasso (Estrada da antiga usina São João, km 30), em Ponta Porã (MS), sedia a Abertura Nacional da Colheita da Soja. Esse evento de abrangência nacional é o ponto alto do Projeto Soja Brasil, que percorre as principais regiões produtoras do país para levar informações aos agricultores e acompanhar o desenvolvimento da safra de soja. A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

increva-se-ja-abertura-plantio-com-branco

Segundo o terceiro levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de soja deve ficar em 102,4 milhões de toneladas, 7,3% maior que a anterior. A área a ser colhida totaliza 33,9 milhões de hectares, 2% maior que a 2015/2016. O Mato Grosso segue como maior produtor nacional do grão com 9,2 milhões de toneladas, alta de 1% ante o ano anterior. Já o Paraná, deve registrar a maior redução de safra da temporada fechando a temporada 2016/2017 com 5,2 milhões de toneladas, queda de 3,9% se comparada ao ano passado.

O estado que recebe a abertura da colheita, Mato Grosso do Sul deve colher uma safra 3,8% maior que a anterior, ou seja, 2,5 milhões de hectares. Já a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS) estima uma produção bem maior de 7,8 milhões de toneladas. “Nossa estimativa de safra não é um chute, levantamos de verdade, por isso esta diferença. Claro que pode haver quebra de safra, mas assim que comprovado atualizamos nossos números”, diz Christiano Bortolotto, presidente da entidade.

Segundo ele a expectativa é de que as colheitas se iniciem em 15 de janeiro em todo o estado, com o auge na segunda quinzena de fevereiro, já que a maioria das lavouras está no período reprodutivo, de florescimento e enchimento dos grãos. Segundo a entidade, pragas e doenças não vêm causando danos significativos nesta safra, mas é necessário monitoramento constante.

Celebração da safra

A Abertura Oficial da Colheita é promovida pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e o Canal Rural, e será dividida em dois dias. No primeiro (25/01), conhecido como “Dia técnico”, os participantes poderão acompanhar uma palestra sobre a “Gestão e produção agrícola da Jotabasso”, depois “Perspectivas tecnológicas para controle de insetos e boas prática” além de uma sobre “Manejo nutricional para a expressão do máximo potencial produtivo na cultura da soja”. Lembrando que as vagas para participar deste dia são limitadas e esgotam rapidamente.

Confira a programação completa do evento.

Já no dia 26 de janeiro, os participantes participarão da palestra “Uso e ocupação da terra no Brasil e a sustentabilidade agrícola do país comparado a outros players agrícolas mundiais”, com o Coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa, Evaristo Miranda. E na sequencia poderá acompanhar as máquinas entrando em campo, macarndo o inicio da colheita da maior safra de soja já colhida pelo país.

Veja mais notícias sobre soja