Produtores de café comemoram florada, mas temem temperaturas altas

Outra preocupação é que muitos cafezais apresentam baixo índice de enfolhamento, o que pode prejudicar a formação do grão

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A volta das chuvas nas últimas semanas trouxe a florada para os cafezais no sul de Minas Gerais e, apesar do bom desenvolvimento das plantas, o clima ainda é de cautela e a preocupação dos produtores é que as altas temperaturas prejudiquem a formação dos grãos.

Na fazenda de Juscelino Araújo, em Minas Gerais, as chuvas renovaram as esperanças  para a safra 2017/2018 e a expectativa é de produzir 50 sacas por hectare. “A florada é uma das mais bonitas dos últimos anos. O déficit hídrico provocou um estresse muito grande na planta e, no final de setembro, deu uma chuva muito boa, proporcionando essa linda florada”, comentou.

Segundo levantamento feito pela Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), 2017 foi o ano em que as floradas ocorreram em meio as temperaturas mais elevadas já registradas na região. Outra preocupação é que muitos cafezais apresentam baixo índice de enfolhamento, o que pode prejudicar a formação do grão.

Para o coordenador de geoprocessamento da cooperativa, Éder Ribeira, ainda é cedo para calcular os impactos da florada no rendimento final da safra. “As temperaturas estão muito elevadas e pode ocorrer algo semelhante com 2007, onde nós tivemos uma florada muito boa, mas, devido às altas temperaturas, nós tivemos abortamento de muitos frutos e isso não trouxe o resultado que nós esperávamos”, comentou.

O gerente do departamento técnico da Cooxupé explica que as altas temperaturas podem prejudicar o “pegamento” da florada e impactar na formação do “chumbinho”, estrutura que sustenta o desenvolvimento dos frutos.

Com isso, fica o alerta aos produtores, que precisam ficar de olho na previsão do tempo.