Portugal, a terra do vinho e do azeite, sonha com o título mundial

O país é o atual campeão da Eurocopa e chega à Rússia cheio de moral, com o melhor jogador do mundo e chances reais de título

A República Portuguesa foi uma grande potência marítima global durante os séculos 15 e 16. No entanto, em função da destruição de sua capital, Lisboa, por um terremoto em 1755, das ocupações napoleônicas e da independência do Brasil, perdeu muito de sua riqueza. O vento voltou a mudar e, nas últimas décadas, Portugal apresentou grande crescimento – até a crise financeira mundial de 2008. Após anos em recessão, o país conseguiu recuperar a economia e acelerar o desenvolvimento.

Portugal possui 92.090 quilômetros quadrados de extensão (quase o tamanho do estado de Santa Catarina), sendo que, desse total, 39,7% são utilizados para a agricultura. A população é de cerca de 10,8 milhões de habitantes – menor que a da cidade de São Paulo –, dos quais 35,4% vivem em área rural.

Na pecuária, o país é produtor de ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves domésticas. Devido a sua extensa faixa costeira, entretanto, Portugal se destaca pela pesca, que contribui significativamente com as exportações.

As principais culturas agrícolas de Portugal são trigo, cevada, milho, arroz, batatas, tomates, mas as que mais se destacam são as de uvas, para produção de vinhos, e de azeitonas, para fabricação de azeite de oliva.

Entre azeite de oliva virgem e refinado, o Brasil comprou de Portugal o equivalente a mais de US$ 200 milhões no ano passado. Segundo dados do governo lusitano, a produção desse óleo vegetal cresceu 80% em 2017 e agora o país ocupa o 7º lugar no mundo em termos de quantidade de produção e já é o 4º maior exportador.

Da “terrinha”, também somos grandes consumidores de vinhos, óleo diesel e peras.

Portugal é ainda fonte de 15% da importação brasileira de bacalhau e outros peixes secos, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Como fornecedor desses produtos, fica atrás somente da Noruega, que é responsável por 78% do total, e à frente da China, com 5,5%.

Na outra mão do comércio com o país europeu, os principais produtos do agro enviados daqui são soja, café, frutas frescas, açúcar bruto e algodão. 

No futebol

Portugal disputará em 2018 sua 7ª Copa do Mundo. As melhores participações da seleção lusitana ocorreram nos mundiais de 1966, na Inglaterra, em que o país ficou com o 3º lugar; e na copa de Alemanha, em 2006, quando ficou em 4º lugar.

A seleção portuguesa é a atual campeã da Eurocopa (2016), quando ganhou da seleção francesa em seu próprio território, no Stade de France, em Saint-Denis, por 1 a 0, com gol no segundo tempo da prorrogação. Além disso, os portugueses possuem o melhor jogador do mundo da atualidade, o multicampeão Cristiano Ronaldo, que atua no Real Madrid, da Espanha. Portugal chega à Rússia cheio de moral e com status de possível campeão.