Paraná fará licitação para modernização de berços para grãos em Paranaguá

Investimento de R$ 183 milhões será feito pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa)

O governador do Paraná, Beto Richa, autorizou a abertura de licitação para obras no Porto de Paranaguá referentes à modernização dos berços de atracação 201 e 202 e à ampliação, em 100 metros, do cais do berço 201 – sentido oeste. O investimento, de R$ 183 milhões, será feito com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Por meio do processo licitatório, na modalidade concorrência, será escolhida a empresa responsável pela execução das obras. O edital de licitação estará disponível no site da Appa a partir de 21 de setembro para consulta. A abertura das propostas será no dia 30 de outubro. Concluído o processo licitatório, a empresa vencedora receberá a ordem de serviço tendo como previsão de entrega o segundo semestre de 2017.

Os investimentos se somam à obra de reforma de 1.800 metros do cais, ainda em execução, e à ampliação do terminal de contêineres em 310 metros, já concluída. Também acompanham as reformas nos berços 208, 203/204 e 205 para torná-los especializados em fertilizantes. As obras de renovação desses três berços, que demandarão R$ 45 milhões, devem ser concluídas até março de 2016 e também estão sendo feitas com recursos próprios da Appa.

A modernização dos berços 201 e 202 e a ampliação do cais vai triplicar a capacidade de operação do berço 201 de 2 milhões para 6 milhões de toneladas por ano. Cada uma das novas linhas de operação terá capacidade para carregar 2 mil toneladas de grãos por hora. As linhas atuais de  carregam mil toneladas por hora. A ampliação do berço 201 também permitirá a atracação simultânea de três navios nos três berços. Hoje, são somente dois.

– O berço 202, hoje inoperante, se tornará ativo – disse o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, no comunicado.

A assessoria de imprensa da Appa disse que este berço também poderá ser utilizado para receber fertilizantes.

– Estamos atendendo às necessidades do setor produtivo. A ampliação e o repotenciamento da extremidade oeste do porto formará o Corredor Oeste de Exportação e é fundamental para o escoamento da produção e fortalecimento da economia do nosso estado – disse, em nota, o secretário de Infraestrutura e Logística do governo do estado, José Richa Filho.

A obra também permitirá a realização da dragagem de aprofundamento e a atração de navios de até 80 mil toneladas de porte bruto (TPB). Possibilitará, ainda, a instalação de equipamentos para carregamento de grãos com capacidade operacional de 4 mil toneladas por hora, utilizando dois carregadores de navios com capacidade de carregamento de 2 mil toneladas/hora.

O diretor-presidente da Appa afirmou que a execução desta obra será feita com a menor interferência possível nas operações atuais.

– Vamos manter o ritmo das exportações e importações até que toda a obra seja concluída – afirmou.