Novas regras para a vacina contra aftosa entram em vigor em novembro

Atualização foi feita com base nas novas metodologias disponíveisOs estabelecimentos que fabricam ou importam vacinas contra a febre aftosa deverão seguir novas regras de controle de qualidade, a partir de novembro deste ano. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na última quarta, dia 24, no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 50, que atualiza o Regulamento Técnico para a Produção, Controle da Qualidade, Comercialização e Emprego de vacinas destinadas à imunização de bovídeos contra a febre aftosa.

? A atualização foi feita com base nas novas metodologias disponíveis para realização do controle da qualidade da vacina e visa aprimorar as avaliações da eficiência e segurança desses produtos ? afirmou o chefe da Divisão de Produtos Biológicos, do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, da Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIP/SDA), Ricardo Pamplona.

A novidade, segundo Pamplona, é a implantação do controle das proteínas não estruturais atendendo recomendações de organismos de referência, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa). Dessa forma, a margem de dúvida nos resultados de inquéritos sorológicos é reduzida, devido à maior purificação dos antígenos, componentes responsáveis pela imunização.