Índice cai abaixo do nível de confiança

ICP Rural - Julho de 2013Enquanto isso a confiança dos produtores de soja (ICPSoja) se manteve praticamente estável e em um nível abaixo do registrado no ano de 2012, mas acima do nível de confiança.

O destaque do levantamento de julho ficou por conta da forte queda dos sub-índices Equipamentos, Insumos e Condições atuais, principalmente para o ICP Rural.

Este movimento é reflexo da alta registrada no preço dos insumos, menor expectativas de ganhos com a lavoura, que resulta no adiamento da aquisição de novos equipamentos, além da queda no preço de algumas culturas, tornando assim o cenário atual desfavorável.

ICPRural registra queda

O ICPRural registrou 92,8 pontos, queda de 8% em relação a abril, quando havia registrado 101,4 pontos. O sub-índice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços teve uma queda menos expressiva (-1%), marcando 82,5 pontos. O sub-índice Insumos que havia marcado 128,1 pontos em abril, teve a maior queda entre os sub-índices (-11%), marcando 113,1 pontos.

O sub-índice Equipamentos marcou 87,4, apesar da queda ele ainda apresenta um nível maior do que os valores registrados no ano de 2012. Este movimento sinaliza menor disposição dos agricultores para aquisição de máquinas e implementos em relação a Abril. O sub-índice Condições Atuais, por sua vez caiu 10%, alcançando os 87,9, o menor valor desde agosto de 2010.

O ICPRural que em abril deste ano havia registrado um valor acima do nível de confiança foi afetado principalmente pela alta dos insumos e piora nas condições atuais. Estes dois fatores foram os principais responsáveis pela queda de 8% do indicador, fazendo com ele ficasse abaixo do nível de confiança. A alta registrada pelo dólar nos últimos meses afetou o preço dos insumos. A baixa registrada no preço do milho foi um dos principais fatores para a piora nas condições atuais.

Confiança dos sojicultores se mantém

O ICPSoja cresceu 2% em relação a Abril e chegou a 108,7 pontos na rodada de Julho. Tal resultado expressa otimismo do sojicultor para a safra 2013/14. A maior contribuição para a ascensão adveio do crescimento de 23% do sub-índice Preço que apresentou uma reação sobre a rodada de Abril e voltou a figurar acima dos 100 pontos (110,9), expressando a confiança em relação aos preços.

O sub-índice Equipamentos, que registrou 93,7 pontos, seguiu em direção contrária e caiu 10% em relação à julho. O sub-índice Insumos apresentou uma leve queda (1%) e atingiu 126 pontos e ainda reflete disposição dos produtores quanto a utilização dos insumos. Já o sub-índice Condições Atuais caiu apenas 2% em relação à rodada anterior e marcou 104,2 pontos, mantendo o nível de confiança sobre as condições gerais do negócio registrado em Abril.

Em comparação ao mesmo período de 2012 o ICPSoja registrou resultado 15% abaixo. O sub-índice Preço, caiu 33% indicando uma menor confiança em relação aos preços da safra 2013/14 do que aquela expressada para a safra 2012/13 em julho do ano passado. Este resultado relativo aos preços também reflete a preocupação dos sojicultores que em grande parte ainda não venderam antecipadamente sua colheita.

O sub-índice Equipamentos obteve variação positiva, acréscimo de 15% em relação ao igual período do ano passado. O sub-índice Insumos também apresentou resultado positivo, 5% superior àquele de Julho de 2012, ou seja, o sojicultor manteve praticamente o mesmo nível de confiança para aquisição de insumos do que há um ano atrás.

O sub-índice Condições Atuais apresentou uma queda de 28% em relação à Julho de 2012 e registrou o menor valor desde Janeiro de 2012. Tais variações podem ser explicadas pelos custos associados ao controle de pragas e na alta dos preços de venda da soja, registrados na safra 2012/2013. De qualquer forma a expectativa de boa produtividade ainda mantém a confiança do produtor acima dos 100 pontos.