ICPRural registra queda

ICP Rural - Outubro de 2013A confiança dos produtores rurais, medida pelo ICPRural, registrou queda e ficou abaixo do nível de confiança.

Enquanto isso, a confiança dos produtores de soja (ICPSoja) aumentou 5%, quando comparada à rodada de julho deste ano. O destaque do levantamento de outubro ficou por conta da forte queda dos sub-índices Equipamentos no ICPRural e alta de 17% no sub-índice Condições Atuais no ICPSoja. A queda do sub-índice Equipamentos no ICPRural é reflexo da diminuição da confiança do produtor em relação ao seu negócio, sendo assim, ele adia investimentos de longo prazo em maquinas e equipamentos. Já no ICPSoja, a alta no sub-índice Condições atuais reflete a confiança elevada com a safra que se inicia.

ICPRural registra queda

O ICPRural registrou 89,8 pontos, queda de 3% em relação a julho, quando havia registrado 92,8 pontos. O sub-índice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços fechou a rodada estável marcando 82,3 pontos. O sub-índice Insumos, que havia marcado 113,4 pontos em julho, se manteve praticamente estável, queda de 1%. O sub-índice Equipamentos que havia marcado 87,4 pontos em julho fechou a rodada com a queda mais expressiva, 17%, marcando 72,5 pontos, o menor nível dentre os sub-índices que compõem o ICPRural. Este movimento sinaliza menor disposição dos agricultores para aquisição de máquinas e implementos em relação a julho. O sub-índice Condições Atuais teve alta de 4% fechando em 91,7 pontos.

O ICPRural de julho voltou a fechar abaixo dos 100 pontos, o que indica produtores pouco confiantes. Dos sub-índices que compõem o ICPRural, apenas Insumos fechou acima dos 100 pontos, mostrando que apesar da alta registrada há alguns meses os produtores não diminuíram e, em algumas situações, elevaram a utilização de insumos em suas lavouras. A principal justificativa para a queda registrada nessa rodada foi a queda no sub-índice Equipamentos, causada principalmente pela falta de expectativa na aquisição de novas maquinas e equipamentos para a lavoura.

Confiança dos sojicultores cresce com melhores expectativas para a safra

O ICPSoja cresceu 5% em relação a julho e chegou a 114,4 pontos na rodada de outubro, mesmo valor registrado em outubro de 2011. Tal resultado expressa otimismo do sojicultor para a safra 2013/14. A maior contribuição para a ascensão adveio do crescimento de 17% do sub-índice Condições Atuais, maior valor registrado entre o sub-índices desta rodada, 122,0 pontos.

O sub-índice Equipamentos, que registrou 96,6 pontos, reverteu a tendência de queda e fechou em alta de 3%. O sub-índice Insumos apresentou uma leve queda (3%) e atingiu 121,7 pontos e ainda reflete disposição dos produtores quanto a utilização dos insumos. Já o sub-índice Preços subiu 6% em relação a rodada enterior e marcou 117,1 pontos, mantendo o nível de confiança com relação ao preço da soja para a safra 2013/2014.

Em comparação ao mesmo período de 2012 o ICPSoja registrou resultado 13% abaixo. O sub-índice Preço caiu 14%, indicando uma menor confiança em relação aos preços da safra 2013/2014 do que aquela expressada para a safra 2012/2013 em outubro do ano passado. Este resultado relativo aos preços reflete uma melhor expectativa dos produtores no comparativo com a rodada de julho de 2013.

O sub-índice Equipamentos obteve variação negativa, decréscimo de 8% em relação ao igual período do ano passado, sendo o único a fechar a rodada abaixo do 100 pontos. O sub-índice Insumos também apresentou resultado negativo, 6% inferior àquele de outubro de 2012, ou seja, o sojicultor manteve praticamente o mesmo nível de confiança para aquisição de insumos do que há um ano atrás.