COMO PLANTAR

Hortaliças: conheça um guia para o cultivo de 50 espécies

Embrapa e Sebrae reuniram em catálogo informações sobre as variedades mais populares no país. Material é ideal para agricultores e novos produtores que desejam diversificar cultivos

Fonte: Pixabay/divulgação

Os brasileiros consomem 27 quilos de hortaliças por ano, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Entre as inúmeras variedades cultivadas no país, a batata, o tomate e a cebola, pela ordem, lideram a preferência dos consumidores no Brasil. Na lista das 10 hortaliças mais comercializadas, também figuram cenoura, abóbora, repolho, alface, chuchu, batata-doce e pimentão.

Essas e outras 40 das espécies mais populares no país estão foram reunidas num catálogo pela Embrapa, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) . O material é ideal para agricultores e novos produtores que desejam diversificar a produção. O guia apresenta as principais características das plantas e informações como época de semeadura e regiões mais adaptadas ao cultivo.

A líder batata, por exemplo, se desenvolve melhor sob temperaturas amenas. Por essa razão, não há produção significativa nas regiões Nordeste e Norte. Já a batata-doce tem maior afinidade com o calor – o frio, inclusive, pode reduzir a produtividade e prolongar o ciclo da cultura. Neste caso, Norte e Nordeste têm cultivo o ano todo.

Confira abaixo o catálogo das 50 hortaliças mais comercializadas no Brasil e saiba como cultivá-las:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Um comentário em “Hortaliças: conheça um guia para o cultivo de 50 espécies