Helicoverpa assusta produtores americanos

Três lagartas foram encontradas em armadilhas em plantações de tomate nos Estados Unidos

Fonte: Embrapa/Divulgação

A notícia de um possível ataque da lagarta Helicoverpa armígera nas plantações americanas assustou produtores e chegou rapidamente ao Brasil. Mas o alarde é considerado exagerado: apenas três lagartas foram capturadas, duas em uma mesma plantação de tomates e um terreno baldio na Flórida.

A consultoria AGR Brasil diz que a notícia de um site americano era exagerada e provocou alvoroço desnecessário entre produtores americanos e brasileiros. “Após o excesso de chuvas nos EUA, essa notícia seria ótima para levar os preços dos grãos para cima na Bolsa de Chicago. Se ao menos fosse verdade.”, diz a AGR em seu boletim diário desta terça, dia 4. A consultoria ainda lembra os produtores brasileiros de que o cinturão de produção de milho e soja dos EUA fica bem distante do Norte da Flórida.

Até o momento, nenhum relatório ou alerta especial foi emitido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O Departamento apenas divulgou uma nota no dia 30 de julho relatando o caso das três lagartas capturadas e confirmando que estas são as primeiras detecções da Helicoverpa armígera no território continental dos Estados Unidos. A nota também afirma que o USDA está mantendo um monitoramento na região para determinar se é um caso isolado como parece.

Conexão Chicago

Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo WhatsApp (11) 98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria https://agrbrasil.com/contato/.