Greve dos caminhoneiros afeta produção de leite, carne e grãos de Santa Catarina

Faesc faz apelo para caminhoneiros e diz que movimento causa graves prejuízos aos produtores rurais do EstadoA mobilização dos caminhoneiros afeta o funcionamento das indústrias de leite, carne e grãos do oeste catarinense, gerando prejuízos ainda não calculados, segundo o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina.

Embora os bloqueios permitam a passagem de veículos com cargas perecíveis, como carne, leite, animais e frangos vivos, no retorno esses veículos são barrados e não podem recarregar.

De acordo com o diretor da entidade, que também é dirigente também da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), Ricardo de Gouvêa, a situação é caótica e pode haver demissões.

– A economia da região está sendo estrangulada. Em muitos municípios, a coleta de leite foi suspensa. Enviamos alertas a órgãos dos governos estadual e federal pedindo ação rápida. Animais e aves podem perecer por falta de alimentação – disse.

Faesc pede fim da greve

A Federação da Agricultura do Estado de SC (Faesc) faz apelo aos caminhoneiros para o fim da greve do setor e salienta que o movimento está prejudicando a agricultura do oeste do Estado.

O presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo, diz que a Federação compreende as razões econômicas que motivaram o movimento, mas alerta que as famílias rurais estão sendo profundamente prejudicadas e muitas terão prejuízos irrecuperáveis.

Segundo a entidade, somente no oeste circulam diariamente seis milhões de litros de leite, três milhões de frangos e 20 mil suínos que formam a base da economia regional, mas esse fluxo foi interrompido pela greve. Nesta terça, dia 24, pelo menos cinco frigoríficos resolveram paralisar a produção e, na quarta, dia 25, praticamente todo o parque agroindustrial vai parar por falta de insumos.