Fábrica em Sergipe dobrará produção de potássio nacional

Potencial produtivo é estimado em 1,2 milhão de toneladas anuais; Canal Rural Na Estrada investiga a situação atual do projetoA resolução de uma disputa política entre os municípios vizinhos de Capela e Japaratuba (SE) também deve diminuir a dependência brasileira de fontes externas de fertilizantes: a partilha de um sítio de extração do minério carnalita para a produção de potássio - componente fundamental para os fertilizantes.

A empresa e mineração Vale escolheu a cidade de Japaratuba para instalar sua unidade extração, mas a maior parte da jazida está no subsolo da cidade vizinha Capela. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, no local há uma jazida com reservas de 4.70 bilhões de toneladas, com previsão de retirar 1,2 milhão de toneladas de potássio por ano – o dobro que o país produz atualmente. O projeto deve gerar arrecadação de R$ 100 milhões por ano de ICMS e royalties.

• Assista ao episódio anterior do programa, sobre a logística da mão de obra

Cinco anos de conflito depois, a empresa deve retomar o projeto. A solução encontrada para o problema foi atribuir 80% dos tributos sobre a extração do minério a Capela, que tem 80% da jazida de carnalita sob seu território, e os 20% restantes a Japaratuba.

Apesar da resolução encontrada, a polêmica vigente em torno da fábrica de potássio é a respeito da instalação de sua planta. O Canal Rural Na Estrada investiga esta situação e a de outros empreendimentos que prometem ampliar o abastecimento e a logística agropecuários num futuro próximo.

O programa vai ao ar no domingo, dia 14, às 8h e às 20h. Confira uma prévia inédita logo abaixo:

Clique aqui para ver o vídeo