Expointer

Mercosul-UE: Arena Rural sedia debate sobre oportunidades e desafios

O evento realizado em conjunto pelo Senado e pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul acontece nesta sexta, 30, durante a 42ª Expointer, em Esteio (RS)

Acordo Mercosul e Ue União Europeia
Foto: Pixabay

Após 20 anos de negociações, Mercosul e União Europeia fecharam um acordo comercial que pode beneficiar diversos setores. Enquanto o texto segue para análise dos parlamentos dos países-membros de ambos os blocos, o agronegócio brasileiro começa a debater oportunidades e possíveis armadilhas no tratado, já que produtos europeus entrarão no país sem tributação.

O senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) mediará um Ciclo de Palestras e Debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado sobre o tema, nesta sexta, 30, diretamente da 42ª Expointer, em Esteio (RS). O Canal Rural transmite ao vivo o evento, que acontece na Arena Rural, parceria entre a emissora e o Senar-RS, às 14h.

O evento é uma realização do Senado e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O parlamentar destaca que o acordo pode prejudicar algumas cadeias produtivas fortes no Rio Grande do Sul, como a do leite e a do trigo, que não têm as mesmas condições de competitividade apresentadas por países da Europa e do próprio Mercosul.

Estarão presentes também o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), e o deputado estadual Ernani Polo (PP-RS).

Heinze convidou para participar da discussão representantes dos ministérios da Agricultura e da Economia, Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS), Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).