Expointer

Confira as máquinas agrícolas apresentadas na 42ª Expointer

As principais fabricantes levaram à feira novidades que trabalham dois conceitos cada vez mais importantes para o agronegócio: economia e sustentabilidade

O setor de máquinas espera aumentar em 5% o faturamento na 42ª Expointer em relação à edição anterior. Para alcançar essa meta, as empresas levaram à feira diversas novidades, que trabalham dois conceitos cada vez mais importantes para o agronegócio: economia e sustentabilidade.

Um dos destaques são os tratores compactos da Massey, que podem ser usados por produtores de frutas e de café, segundo o gerente de marketing da empresa, Fabrício Müller.

Pensando também em propriedades menores e na facilidade de transporte, a montadora também lança a Momentum, uma plantadeira dobrável com opções de 24, 30 e 40 linhas. “O que mais me chamou atenção foi a estrutura de movimentação. Outras são mais difíceis a locomoção”, conta o produtor Paulo May.

Mirando na agricultura familiar, a Mahindra investiu em tratores compactos para hortifrutigranjeiros e lança um modelo de 75 cavalos, que podem ser utilizados da preparação de solo ao plantio de grãos em pequenas áreas. A garantia é a maior oferecida no mercado, com prazo de até cinco anos.

A Valtra expõe um trator compacto com motor que reduz a emissão de poluentes e outro com transmissão semiautomática que pode ser usado “tanto para cana-de-açúcar no Centro-Sul quanto para áreas de grãos e arroz do Rio Grande do Sul”, conta o diretor de vendas da empresa, José Carlos Carramate.

A plantadeira DB da John Deere é capaz de plantar a até 16 km/h. “O dobro das tradicionais”, ressalta o gerente de marketing tático da fabricante, Maurício de Menezes. A marca também levou à Expointer tratores com foco na produção arrozeira.

A Stara apresenta um pulverizador com capacidade de aplicação a uma altura de até três metros. Na agricultura de precisão, a tecnologia também é focada, nos mínimos detalhes, para o gotejamento. “Outro diferencial é o sistema de dupla linha de pulverização, que vai adequar as pontas à velocidade, mantendo sempre os padrões de taxa e de gota”, diz o gerente de marketing de produto, Thomas Liska.

A Jacto, por sua vez, leva à exposição seu novo pulverizador aumotomotriz Uniport 3030 EletroVortex, que combina a assistência de ar nas barras de pulverização com o carregamento eletrostático das gotas. Segundo o fabricante, o sistema permite que o defensivo atinja as partes mais inferiores das culturas melhorando a deposição tanto na face superior quanto na inferior das folhas. De acordo com a Jacto, isso contribui para uma qualidade superior de aplicação, redução de volumes e minimização de desperdícios, aumentando a proteção ambiental.