Expedição Soja Brasil começa nos Estados Unidos

Equipe do projeto e representantes da Aprosoja Brasil vão percorrer lavouras norte-americanas para conhecer as principais zonas de produçãoO Projeto Soja Brasil terá uma prévia nos Estados Unidos entre 31 de agosto e 9 de setembro. A viagem antecede a maior expedição por lavouras de soja já realizada no país, que percorrerá 10 estados brasileiros de outubro a março. Os repórteres Luiz Patroni e Pedro Silvestre acompanham dirigentes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) Brasil em um roteiro por quatro estados da chamada Corn Belt, região dos EUA especializada no cultivo de milho: Illinois, Missouri, Iowa e Kansa

No primeiro dia, a expedição passa por Illinois rumo ao sul. Em Saint Louis, Missouri, a equipe conversa com representantes da Associação Americana de Soja (American Soybean Association) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture) sobre previsões de safra, impactos e seguro de renda aos produtores americanos. Em Bloomington e Champaign, a equipe estará com integrantes da Associação de Soja de Illinois e professores da Universidade local, além de produtores rurais.

Depois, os repórteres e pesquisadores passam por Iowa e visitam a Associação de Produtores de Milho e algumas propriedades. A partir de outubro, a expedição começa no Brasil com paradas nas principais lavouras em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

>> Acesse o site do Projeto Soja Brasil
>> Próximo fórum debaterá o novo Código Florestal