Edital de licitação de 29 portos sai no segundo semestre

Serão 29 terminais, sendo nove em Santos (SP) e 20 no Pará, promessa é do ministro da Secretaria dos Portos, Edinho AraújoA Secretaria de Portos informou nesta quinta, dia 11, que o edital de licitação do primeiro bloco de portos deve ocorrer no segundo semestre. No primeiro bloco, serão arrendados 29 terminais já aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) – nove em Santos, São Paulo, e 20 no Pará. O investimento estimado pelo plano de concessões para esses empreendimentos é R$ 4,7 bilhões.

Fonte: Canal Rural

– Estou com uma pressa imensa. Como a consulta no TCU demandou algum tempo, tendo em vista a análise cuidadosa do tribunal, agora estamos voltando a mobilizar toda a equipe – afirma o ministro da pasta, Edinho Araújo.

A prioridade dada aos portos de São Paulo e do Pará deve-se à fase mais adiantada em que os processos de arrendamentos estão no tribunal.

– São processos que entraram no TCU em outubro de 2013. Portanto, estamos extraindo as áreas que são menos conflituosas e que já estão analisadas. Por isso, elas é que serão licitadas inicialmente – acrescenta.