Conheça os jovens que se destacam no campo

Fórum da Geração Agro inaugura espaço de eventos do Canal Rural na Expointer

Fonte: Sabrina Gabana/Glowpress

Neste sábado, dia 26, a Arena Canal Rural foi inaugurada durante a 40ª edição da Expointer, em Esteio (RS), com a palestra Geração Agro: A inovação que o campo precisa. Durante o evento, quatro jovens que se destacam no trabalho feito nas propriedades rurais compartilharam suas histórias.

O evento marca o início de um projeto idealizado para dar voz a jovens do meio rural de todo o país. Para Camila Telles, embaixadora do projeto, conta que a ideia surgiu como uma forma de dar voz para esta geração que está chegando nas propriedade e como ajudar na troca de experiências entre diferentes comissões rurais do país. “Minha família tem propriedade rural, eu me criei no campo, eu amo estar no campo e eu acredito que preciso utilizar a comunicação como uma ferramenta estratégica para valorizar este setor”, afirma.  

Ninguém melhor para colaborar com esse conhecimento do que a nova geração do agronegócio, que é conectada e está preparada para assumir os negócios. Luis Pedro Dumoncel é membro da Comissão Jovem da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e da quarta geração de produtores da família. Ele se orgulha de fazer parte de um grupo que sempre buscou estar na vanguarda da atividade. 

“Sempre foi uma diretriz da família trabalhar com as novas gerações, então nunca aconteceu um momento de ‘passar o bastão’, sempre foi um processo de trabalhar em conjunto. Nos anos 1990, apostamos de vanguarda na soja transgênica, que era algo novo, então sempre foi algo que nossa família fez. Hoje, para chegar na sucessão familiar, é preciso passar por todas as áreas do grupo”, Dumoncel conta.

Fernanda Gehling do Núcleo Jovem de Criadores de hereford e braford, também encontrou na sucessão familiar o jeito de unir a paixão pelo campo com a profissão que escolheu: a administração. Depois de estudar na cidade grande, Fernanda voltou para a propriedade e se manteve ao lado do pai no gerenciamento da fazenda. 

“O meu foco é a gestão da propriedade. Eu vejo ela como uma empresa e acho que é necessário que ela seja vista dessa forma. Como a mão de obra é um gargalo na realidade rural, eu acredito que os donos precisam cuidar dos funcionários, criar metas, oferecer treinamento, qualificar o profissional”, Fernanda explica.  
Neto e filho de criadores de angus, Camilo Viana é membro da Angus Jovem e acredita que os jovens têm que contribuir com a melhoria das propriedade com humildade para aprender com as gerações anteriores. 

“É preciso aplicar ferramentas e manejo adequado para que a propriedade seja uma empresa rentável, porque ela deve ser vista como uma empresa e toda empresa precisa dar um bom retorno. Só assim vai acontecer uma sucessão familiar”, afirma Viana.

O quarto exemplo de jovem que escolheu se manter no campo é o zootecnista Amílcar Matos, que também faz parte da Arcos Jovem. Na propriedade são criados bovinos de corte e ovinos de lã. Ele traz o conhecimento adquirido na universidade para dentro da fazenda através de melhoramento genético. 

“É importante estar sempre aprendendo. Para aumentar a qualidade do rebanho, taza de prenhez e outros fatores, a gente aposta em melhoramento genético, produzindo ovinos comerciais e leiteiros, agregando valor ao produto”, conta Matos.

O fórum foi o primeiro de nove programados para acontecer na Arena Canal Rural durante esta edição da Expointer. O presidente do canal, Júlio Cargnino, acredita que o espaço cumpriu o que se esperava – um ambiente que facilitasse a comunicação entre participantes e palestrantes. “Foi um sucesso e conseguimos o clima intimista que esperávamos”, conclui Cargnino.