CONFIANÇA

Confiança dos sojicultores permanece estável

ICP Rural – Janeiro de 2014A confiança dos produtores rurais, medida pelo ICPRural registrou alta em relação a ultima rodada, realizada no mês de outubro, porém ficou abaixo do nível de confiança.

Enquanto isso a confiança dos produtores de soja (ICPSoja) permaneceu no mesmo nível, quando comparada a rodada de outubro do ano passado. O destaque do levantamento de janeiro ficou por conta dos sub-índices Insumos, no ICPRural alta de 9% e no ICPSoja alta de 19%. O aumento do sub-índice Insumos no ICPRural é reflexo do aumento no investimento em controle pragas, como a lagarta, nos cultivos de soja, o que culminou em um aumento na compra de defensivos agrícolas. O mesmo ocorre para o ICPSoja.

ICPRural registra alta

O ICPRural fechou a rodada marcando 93,0 pontos, aumento de 4% em relação a outubro do ano passado, quando havia registrado 89,8 pontos. O sub-índice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços da safra fechou a rodada em alta de 8%, marcando 88,7 pontos. O sub-índice Insumos que havia marcado 112,7 pontos em outubro, sofreu elevação de 9%. O que sinaliza uma alta no consumo de insumos, principalmente defensivos. O sub-índice Equipamentos que havia marcado 72,5 pontos em outubro foi o único a registrar queda na rodada de janeiro, redução de 6%, marcando 68,2 pontos. O sub-índice Condições Atuais teve leve alta de 1% e fechou a rodada em 92,2 pontos.

O ICPRural de janeiro voltou a fechar abaixo dos 100 pontos, indicando produtores pouco confiantes, embora este seja o maior valor registrado nas ultimas duas rodadas. Dos sub-índices que compõem o ICPRural, apenas Insumos fechou acima dos 100 pontos, mostrando que apesar da alta registrada no preço dos insumos há alguns meses os produtores não diminuíram e, em algumas situações, elevaram a utilização de insumos em suas lavouras. A principal justificativa para a queda registrada no sub-índice Equipamentos foi a de que os produtores já haviam feito a aquisição de novos equipamentos no ano passado.

Confiança dos sojicultores permanece estável

O ICPSoja fechou a rodada estável em relação à rodada de outubro de 2013, marcando 114,3 pontos. Este resultado expressa a confiança dos sojicultores para a safra de 2014. O destaque da rodada ficou para o sub-índice Insumo que fechou a rodada de janeiro com forte alta de 19%, quando comparado a rodada de outubro.

Os sub-índices Equipamentos e Condições Atuais apresentaram redução, quando comparados com a rodada de outubro, ambos com queda de 8%. O sub-índice Preço, obteve a redução menos expressiva, 5%, fechando a rodada em 111,5 pontos. Com exceção do sub-índice Equipamentos, todos os outros indicadores permaneceram acima do nível de confiança.

Em comparação ao mesmo período de 2012 o ICPSoja registrou alta de 23%. O sub-índice Preço, registrou alta de 29%, quando comparado ao mesmo período de 2012, indicando uma maior confiança em relação aos preços da safra 2014. Porém, este resultado relativo aos preços reflete uma menor expectativa dos produtores no comparativo com a ultima rodada. Para o sub-índice Equipamentos a alta registrada no comparativo com janeiro de 2012 foi de 14%. O sub-índice Insumos que registrou seu maior valor dos últimos dois anos, apresentou elevação de 16% no comparativo com janeiro de 2012, e se contrapôs à tendência de queda dos outros sub-índices.

O valor registrado de 112,4 pontos no sub-índice Condições atuais mostra que as condições da safra de soja deste ano estão satisfatórias, embora não haja grandes expectativas de elevação nos preços o emprego de uma maior quantidade de insumos na lavoura tende a elevar a produtividade. Desta forma a expectativa de lucro dos produtores segue a tendência da safra 2013.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *