Como preparar o solo para produzir 250 sacas de milho

Veja quais são os cuidados que você deve tomar para garantir maior produtividade da porteira para dentro

O quinto episódio do programa Mais Milho, exibido no sábado, dia 4, pelo Canal Rural, foi a Buri, interior de São Paulo, contar a história do produtor rural Frederico d’Avila. Dono de um conceito diferenciado sobre a agricultura, ele não aposta em uma só cultura. O investimento é aplicado em todo o sistema produtivo, receita que vem rendendo a ele excelentes médias nos últimos anos.

No programa, você vai conferir todas as técnicas de manejo e cuidados com o solo que esse produtor utiliza para alcançar uma produtividade que se supera a cada ano.  O pesquisador Afonso Peche, que acompanhou a nossa equipe nesta viagem, explica todos os conceitos que o produtor deve saber para garantir a qualidade do solo e, por consequência, melhorar a produtividade. “O produtor não deve se preocupar em produzir o grão, mas sim preparar o ambiente produtivo”, ensina.

Veja os segredos que fazem de Frederico dAvila um dos produtores mais bem sucedidos do país:

– Investe em todo sistema produtivo e não apenas em uma cultura.
– Não faz intervalo entre as culturas de soja, milho, feijão, trigo, aveia e canola. Enriquece a matéria orgânica e o solo permanece descompactado.
– Faz correção de solo sistematicamente. Antes de semear o milho planta aveia, corrige o solo com calcário e gesso e realiza uma subsolagem profunda.
– A gama de ações que pratica na fazenda possibilita utilizar a tecnologia de ponta de forma correta e precisa, alcançando excelentes resultados.
– Utiliza a agricultura de precisão à risca. Assim sabe o que a planta precisa absorver, sem excesso nem escassez.