Commodities têm semana de alta

Soja, milho e trigo encerram semana com bons preços em ChicagoEsta semana foi de alta para as principais commodities no mercado internacional. O resultado, especialmente para a soja, é atribuído a dois fatores: a redução das estimativas de produção no Brasil e as exportações americanas acima do esperado.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a estimativa de produção de soja da safra 2014/2015 em no Brasil em 1,3 milhão de toneladas, de ficando a previsão em 94,6 milhões de toneladas, em concordância com a mais recente previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Além disso, o USDA divulgar exportações acima do esperado para soja, mesmo com a safra recorde da América do Sul e preços mais baratos do grão no Brasil. Nesta sexta, dia 13, tanto a soja quanto o milho fecharam em alta em Chicago. Na soja, o bushel para março vale US$ 9,93 cents, valorização quase 10 cents. O milho também fechou o dia no positivo, com o bushel para março valendo US$ 3,86, alta de 3 cents.

O mercado de trigo também subiu, por receio de que a frente fria que assola os EUA continue nas próximas duas semanas, podendo trazer danos à safra de inverno. Ainda é muito cedo para acessar o potencial real de danos, mas o mercado já reagiu à notícia.

O primeiro relato de Mal da Vaca Louca no Canadá desde 2011 também impulsionou as cotações de boi em Chicago. Traders precificam expectativas de menor importações do Canadá e/ou maiores exportações de carne bovina pelos EUA devido ao anúncio.

Em seu boletim diário, a consultoria AGR Brasil vê este movimento de altas como temporário e de excelente oportunidade para produtores ao redor do mundo. “Não descartamos a possibilidade de maiores altas principalmente no mercado de trigo com a situação do trigo de inverno. Já milho e soja não têm motivos fundamentais que possam sustentar os níveis atuais de preços por muito tempo”, diz o relatório.

Conexão Chicago

Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo whatsapp 11-98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria.