Com economia invejável, Alemanha possui a maior produção de leite e de carne suína da Europa

Após goleada de 7a 1 contra o Brasil, país é um dos favoritos ao título mundial

Fonte: Ministério da Agricultura da Alemanha

A Alemanha possui a maior economia da Europa e a quinta maior do mundo. A produção de máquinas, veículos e produtos químicos estão entre as mais significantes para o país.

Apesar de quase metade da área do país ser destinada à agropecuária, a atividade representa apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 1,4% da população. De 16,7 milhões de hectares de terrenos agricultáveis, quase 71% são terras aráveis ​​e 28% pastagens permanentes.

Na agricultura, a produção de cereais é a mais relevante para os alemães, com a cultura do trigo representando 26% do total das terras aráveis. Milho, girassol, cevada, beterraba – usada também para produzir açúcar – e batata também são destaques.

A produção de uvas para vinho, frutas, legumes e hortigranjeiros também são importantes para agricultura alemã. Esses produtos são cultivados em regiões particularmente favorecidas pelo clima e pelo solo.

Pecuária
De acordo com o Ministério da Agricultura do país, em nenhum outro lugar da Europa há mais produção de leite e mais carne de porco.

Quase metade de todos os agricultores mantêm animais para produzir leite, carne ou ambos. Assim, o gado bovino é economicamente o mais importante animal de fazenda. Enquanto o número de pecuaristas está caindo, o tamanho dos rebanhos está aumentando: mais de dois terços dos bois vivem em fazendas que mantêm pelo menos 100 animais.

Já o frango é o animal de criação mais comum na Alemanha. Enquanto o consumo de ovos é relativamente estável, o apetite dos alemães pela carne de aves vem crescendo há décadas. Em grande medida, essa demanda é atendida por algumas centenas de empresas especializadas com populações muito grandes de animais. Além disso, existem várias outras espécies de aves ocupando nichos de mercado, como o peru.

Porém é na suinocultura que o país se destaca. Atualmente a Alemanha é a maior fornecedora de carne suína da Europa e a atividade é considerada um dos pilares do setor. A agricultura do país alcançou um valor de produção de 7,5 bilhões de euros com a suinocultura em 2013. O total de animais abatidos chega a 60 milhões por ano, com produção de 5,6 milhões de toneladas de carne suína.

Confira um vídeo produzido pelo Ministério da Agricultura sobre a agropecuária do país

No futebol

Famosa por golear o Brasil por 7 a 1 na última Copa do Mundo, a Alemanha é uma das favoritas ao prêmio mundial. Sendo considerada uma das mais tradicionais do mundo, a seleção do país participou de 18 campeonatos e conseguiu chegar a 8 finais. Dessas, o time venceu em quatro: em 1954, 1974, 1990 e 2014.

A grande estrela desta temporada é Toni Kroos. Considerado um dos melhores meias de sua geração, ele foi um componente importante na equipe que garantiu o último título mundial do país.