Com desempenho tímido no futebol, Croácia diversifica no agro

País cultiva desde grãos, como trigo e milho, até frutas para a produção de vinhos

Fonte: Conselho de Turismo Nacional Croata/ Divulgação

Mesmo com pouca relevância no mercado mundial agropecuário, grande parte da produção da Croácia é destinada aos grãos. De acordo com o Ministério da Agricultura do país, entre 2010 e 2014, o milho constituiu 61% do volume da produção total de cereais, seguido por trigo, cevada e aveia.

Com a agricultura representando 4% do Produto Interno Bruto (PIB), o país europeu também produz óleos, como o de soja e de girassol, além de vinhos, carnes e frutas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o setor agrícola croata é bastante variado, refletindo a grande diversidade geográfica do país, como regiões cultiváveis que são mais baixas, as montanhosas – com pastagens – e áreas costeiras, onde a produção de frutas e azeitonas predomina.

O cultivo de uvas para a produção de vinhos tem uma longa tradição no país. Em algumas áreas da Croácia elas representam a única atividade agrícola possível. Atualmente, cerca de 60% da bebida possui alta qualidade e a maior parte do produto é exportada para a União Europeia.

Pecuária

A pecuária também desempenha um papel importante na atividade do setor, com uma participação de cerca de 35% da produção agropecuária total. A criação de bovinos, suínos, aves e ovinos estão entre elas.

Um dos grandes destaques fica para a produção de suínos, já que a carne de porco está muito presente na dieta da população e é a fonte mais importante de proteína animal no país.

No entanto, quem vê a agropecuária da Croácia tão diversificada não imagina que o setor foi severamente prejudicado por prolongados períodos de conflitos civis, resultando em um declínio considerável da produção de trigo, milho, beterraba, açúcar, além da pecuária.

Visando melhorar a economia, o governo da época introduziu reformas no setor, como a liberação de empréstimos a agricultores. Isso acabou impulsionando, por exemplo, a renovação do maquinário agrícola do país. Além disso, acordos de comércio com países vizinhos foram assinados, beneficiando ainda mais a atividade rural.

Confira uma campanha promocional divulgada pelo Conselho de Turismo Nacional Croata. Inclusive, muitos jogadores de futebol do país participam.

No futebol

A Croácia conseguiu sua vaga na Copa do Mundo 2018 por conta de uma vitória de 4 a 1 sobre a Grécia, terminando em segundo lugar no grupo I da Europa.

Grande estrela do time croata para o torneio, Luka Modric é considerado um dos melhores do mundo no momento. Junto do treinador Zlatko Dálic, espera-se que eles consigam, no mínimo, o mesmo resultado de 1998, quando o país ficou em 3º lugar no campeonato mundial.