BR-163: motoristas enfrentam atoleiro no Pará

Previsão é de que as obras em 128 quilômetros no estado comecem em maio e vão até 2016Entre a divisa do estado de Mato Grosso e o município de Miritituba, no Pará, há 128 quilômetros da rodovia BR-163 sem pavimentação. Neste trecho, tem ainda pelo menos cinco pontos de atoleiro por ser estrada de terra. No período de chuva, a passagem de veículos fica quase impossível. Neste ponto da rodovia, o cálculo é de que nesta safra devem passar 3,5 milhões de toneladas de grãos. De Mirituba até o Porto de Santarém (PA), são mais 1 milhão de toneladas.

De acordo com o coordenador do Movimento Pró Logística, Edeon Vaz, os problemas nesta região serão resolvidos em breve.

– Logo que passar o período de chuva, que é no início de maio, as obras serão retomadas e haverá a pavimentação em parte desses trechos no Pará. Um dos trechos a ser pavimentado nas próximas semanas é na região do município de Novo Progresso. São 5 km de extensão – afirma Vaz.

Os outros dois trechos que também devem receber obras são entre Novo Progresso e Moraes de Almeida, uma extensão de 58 quilômetros, e até o ano que vem, a pavimentação de 65 quilômetros, entre os municípios de Moraes de Almeida e Trairão.

De Novo Progresso à Moraes de Almeida há dois pontos muito críticos de atoleiros, o que prejudica a passagem de veículos, principalmente, em períodos de chuva.

– Quando chove, quem conhece a estrada, sabe que nesses trechos de atoleiro tem que parar pelo menos duas horas para esperar a chuva passar. Não tem jeito. Por mais difícil que seja – orienta Edeon.