Ministro do Meio Ambiente diz que seca e calor ampliam queimadas

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou na tarde desta quarta, 21, algumas regiões de Mato Grosso para acompanhar o combate a queimadas no estado. Mais de mil brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio ) estão atuando para conter as chamas em regiões críticas.

Segundo o ministro, dos 10 mil hectares de área que foram queimados, cerca de 3 mil estão localizados na Chapada dos Guimarães. Ele afirma que o fogo teria se proliferado muito rapidamente, em apenas um dia, em razão do calor, da baixa umidade e do vento forte. “Agora é um clima que está mais seco, mais quente, com mais vento, e isso propicia uma propagação maior dos focos”, acrescentou.

O governo federal vai apoiar todos os estados que precisarem de reforços federais em função de incêndios, disse Salles. O ministro deve visitar outros estados a partir da próxima semana para monitorar as queimadas e o desmatamento ilegal.