Campana Vicuña ganha Freio de Ouro 2019 na categoria fêmeas

A égua Campana Vicuña e o ginete Fabio Teixeira da Silveira ganharam o Freio de Ouro 2019 na categoria fêmeas. Eles atingiram nota de 21,407 neste domingo, 25, durante a Expointer, em Esteio (RS). As éguas Ibérica da Vendramin, Independência do Espigão e Desavença dos Castanheiros ganharam o Freio de Prata, Bronze e Alpaca, respectivamente.

“Não tenho nem palavras. Essa égua, faz três meses que tenho ela, peguei depois do Bocal e ela estava muito bem. Mas Deus agraciou dela vir pra mim e ter dado tudo certo”, disse Fabio.

“É uma emoção muito grande, uma satisfação enorme, foi muito trabalho. Essa égua tem uma história particular. Ela teve uma lesão, enganchou o estribo na boca, teve uma fratura, falta dente nela e o maxilar caiu. Mas uma profissional tratou dessa égua com apoio da minha filha, levaram ela em uma clínica. Não sabíamos se ia dar para terminar de domar. É uma égua que a doma não foi concretizada. Quando nasce um animal para ser vitorioso é assim, (ela tem) um temperamento bárbaro, é muita emoção, a gente se enche de orgulho e satisfação”, disse o criador da égua Campana Vicuña, Mário Moglia Suñe.

Veja o histórico de notas da Campana Vicuña durante a competição.

Fabio Teixeira da Silva (à dir.) é o ginete campeão de 2019, montando a égua Campana Vicuña, Freio de ouro 2019
Fabio Teixeira da Silva (à dir.) é o ginete campeão de 2019, montando a égua Campana Vicuña; Fabricio Brunelli Barbosa ficou em 2º, com a fêmea Ibérica da Vendramin. Foto: Franco Rodrigues

Por Francielle Bertolacini, de Esteio (RS)