Veja dicas para não ser surpreendido pela erosão

O problema causa prejuízo anual de R$ 400 milhões no Brasil e pode ser evitado com ações simples e eficazes

Fonte: Pixabay

O prejuízo dos produtores rurais por causa da erosão do solo ultrapassa os R$ 400 milhões por ano, mas algumas técnicas simples podem evitar que a área fique degradada e que o produtor não tenha prejuízo. Das dezenas de tipos de erosões existentes, as mais comuns são as que são causadas pela própria natureza, como enxurradas muito fortes e também as provocadas por manejo errado no solo.

Segundo dados do Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura (IAC) do estado de São Paulo, somente no estado são milhões de áreas perdidas por causa do problema. “É um dinheiro jogado fora, porque junto com a terra vai a matéria orgânica e os fertilizantes que foram colocados ali em algum momento pelo produtor. Essa terra, durante uma enxurrada, leva todo o sedimento e o dinheiro investido do produtor”, falou a pesquisadora do IAC Isabella Clerici.

Ela diz que pesquisas revelam que a melhor maneira de evitar problemas é fazendo o plantio direto. “Fazer o plantio direto é uma maneira de manter a palha na superfície. Em propriedades menores, o produtor pode trazer material orgânico de fora. Outra maneira é manter a estrutura do solo boa, com uma boa infiltração, evitando a compactação, plantando com raízes que vão formar canais de filtração de água. São esses os pontos principais para ajudar o solo a ter uma boa qualidade e ficar mais resistente”, completou.

Em uma pequena propriedade de 20 hectares no interior paulista, o produtor rural Rodrigo Aparecido Campos faz uso do plantio direto para evitar problemas com a erosão e garante que aprendeu com os erros do passado. “Era nosso costume fazer o plantio convencional, mas houve uma chuva muito forte e acabou levando a nossa soja embora, junto com adubo e defensivo. Foi furo para baixo, estourando a curva de nível e, agora, estamos tentando mudar com o aprendizado dos erros”, comentou.

Outra dica da pesquisadora para quem teme a erosão, é perceber o curso de água em volta da propriedade de uma represa. O açude, segundo ela, pode indicar se a água está levando muitos resíduos e isso ocorre, geralmente, quando ela fica muito barrenta.