Veja como o produtor de grãos deve agir com o sobe e desce do dólar

Cenário de instabilidade política e financeira exige atenção do produtor rural e divisão das vendas de grãos em lotes, dizem especialistas

Fonte: Agência Brasil/Divulgação

Nos últimos meses, o país tem vivido um período de incertezas por causa de turbulências políticas e econômicas. Esse cenário, que fez a cotação do dólar apresentar forte variação na última semana, tem reflexo direto sobre o agronegócio. Especialistas recomendam muita atenção dos produtores neste momento, e orientam a investir na gestão de risco.

O analista da Agrosecurity Fernando Pimentel afirma que o mercado observa que,na mesma semana em que o dólar teve um ajuste forte, houve a notícia de que o PIB brasileiro foi ruim. “Apesar dos fundamentos ruins, a probabilidade de haver impeachment, com mudança nos rumos da política, já dei uma justificativa para o mercado buscar um viés otimista”, diz ele, o que fez a cotação do dólar baixar.

Essa volatilidade da moeda americana deixa em alerta principalmente o mercado de grãos, que, na contramão de outras culturas, havia superado a crise.

Para a analista da Tendências Consultoria Amaryllis Romano, cada produtor deve ter seus números na mãos para analisar seu negócio. Segundo ela, é preciso saber qual o resultado o produtor precisa chegar, em função daquilo que plantou e investiu. Ela afirma que, se ele chegar à conclusão de que não tem jeito, é preciso minimizar as perdas o quanto for possível.

“É uma gestão de número na terceira, quarta casa decimal, porque isso pode determinar o mínimo de retorno ou o mínimo de prejuízo”, diz a analista, completando que estava-se desenhando uma situação anormalmente favorável ao produtor, mas o momento atual é de risco para todo o Brasil.

Em função de um cenário imprevisível, o economista Roberto Troster recomenda que o produtor faça negociações em diferentes ocasiões. A melhor opção, segundo ele, é dividir as vendas em dois, três, quatro momentos, dependendo do volume disponível.

 “Se fizer tudo em um dia só, ele se arrisca e ter uma cotação muito baixa, ou, se perceber que o dólar vai dar uma disparada, vende tudo na hora”, analisa.