Touro Talento FIV do Bony é grande campeão da Expoinel 2016

Mais de 860 animais nelore disputaram o campeonato da raça em Uberaba (MG), que elegeu os vencedores neste domingo, dia 25

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

Terminou neste domingo, dia 25, em Uberaba (MG), a Expoinel, considerada a maior exposição de gado nelore do Brasil. Mais de 860 animais disputaram o campeonato da raça.

O animal que levou o título de grande campeão nelore neste ano foi o touro Talento FIV do Bony, da Agropecuária Vila dos Pinheiros. Ele já havia conquistado o campeonato de touro sênior.

“Isso é fruto de um trabalho que já dura cinco anos e que está se concretizando a cada dia”, disse o criador do animal Jaime Pinheiro. O reservado grande campeão foi Objuan FIV do Mura, da Jatobá Agropecuária.

Entre as fêmeas, saiu-se como grande campeã nelore Taiga FIV da Monte Verde. Ela também conquistou o campeonato de vaca adulta da Expoinel. O título de reservada grande campeã ficou com Andaluza Sete, pertencente à EAO Agropecuária.

O proprietário da campeã Taiga, Dorival Gibertoni, comemorou a premiação, lembrando que a vaca foi adquirida durante a Expozebu e já venceu cinco campeonatos. “De agora em diante, ela não vai mais em pista; agora é só produzir e coletar prenhez”, afirmou.

Os dez dias de Expoinel mostraram o alto estágio de qualidade em que se encontra a raça, afirma o gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), André Locatelli . “São animais excepcionais, e houve uma grande dificuldade por parte dos jurados para definir o vencedor, pois tivemos muita qualidade”, disse.

Nas provas desta temporada da Expoinel, cada um dos três jurados tinha no máximo 20 minutos para avaliar os animais. A regra foi implantada para garantir maior agilidade ao processo e torná-lo mais atraente ao público.

A corrida contra o cronômetro veio para ficar, assegura André Locatelli. “Devido ao sucesso que tivemos, isso já está confirmado para o regulamento do próximo ano-calendário, que começa agora em outubro”.